Pequenas quantidades diárias de vinagre de maçã durante 12 semanas ajudam no controle de peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade, sugerem os resultados de um pequeno ensaio clínico comparativo, recentemente publicado.
Durante um período de 3 meses, o consumo de vinagre de maçã foi associado a quedas significativas no peso corporal, no índice de massa corporal (IMC) e nos níveis de glicose no sangue, triglicerídeos e colesterol, levando os pesquisadores a sugerir que pode ser um suplemento útil no tratamento para obesidade.
“Desde 1975, a prevalência global da obesidade quase triplicou, e a Federação Mundial de Obesidade prevê que mais de metade da população mundial terá excesso de peso ou obesidade até 2035. Cada vez mais procuramos alternativas mais acessíveis ao tratamento tanto do ponto de vista financeiro quanto aderência por efeitos colaterais. O vinagre de maça parece que se adequa bem nestas duas características. Ele é um excelente aliado no tratamento das mulheres com lipedema.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O estudo foi feito com 120 jovens (46 homens e 74 mulheres; idade média de 17 anos) com excesso de peso ou obesidade com IMC entre 27 e 34.
Cada participante foi designado aleatoriamente para um dos quatro grupos. Os três primeiros foram convidados a beber vinagre de maçã uma vez por dia em quantidades de 5, 10 ou 15 ml, respectivamente (contendo ácido acético a 5% diluído em 250 ml de água) por um período de 12 semanas, em jejum, antes do café da manhã. Os do quarto grupo receberam um líquido simulado (placebo).
O jejum foi escolhido para evitar a influência potencial de outros alimentos e bebidas, e tendo em vista o seu potencial para reduzir o apetite e aumentar a saciedade.
Os participantes registaram o que comeram num diário alimentar e forneceram informações sobre a sua atividade física: calorias diárias e os registos de atividade física pouco diferiram entre os grupos ao longo do estudo.
Em comparação com aqueles que receberam o placebo, os que beberam vinagre de maçã perderam quantidades significativas de peso e reduziram o seu IMC, com aqueles que beberam a “dose” mais elevada de 15 ml, experimentando as maiores reduções de peso após 12 semanas.
Em média, aqueles que beberam vinagre de maçã uma vez ao dia durante esse período perderam 6-8 kg de peso e reduziram o IMC em 2,7-3 pontos, dependendo da dose.
Com quantidades diárias de 5 ml, o peso médio caiu de 79 kg para 74 kg, com 10 ml reduziu de 79 kg para 72 kg, e com 15 ml, o peso médio caiu de 77 kg para pouco mais de 70 kg.
Todas as três quantidades diferentes de vinagre de maçã também foram associadas a reduções significativas nas medidas da cintura e do quadril e na proporção de gordura corporal em comparação com o placebo. Estas reduções foram semelhantes independentemente da dose, sugerindo que o efeito não dependia da quantidade, dizem os investigadores.
O consumo de vinagre de maçã também foi associado a quedas nos níveis séricos de glicose, triglicerídeos e colesterol, embora estas parecessem depender do tamanho da dose, com as maiores quedas entre aqueles que tomam 15 ml uma vez por dia.
A amostra do estudo foi pequena, limitando potencialmente a generalização das descobertas, e um período de 12 semanas não é longo o suficiente para avaliar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo do vinagre de maçã, mas os resultados provavelmente vão abrir espaço para estudos maiores.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment