A woman holding a yellow pill in front of her face

Suplemento de Cálcio

Rate this post

O uso de um suplemento de cálcio tem sido implicado como um fator de risco para ataque cardíaco em mulheres mais velhas. Uma equipe de pesquisadores suecos procurou determinar se também aumenta a chance dessas mulheres desenvolverem demência.

De acordo com um novo estudo, os suplementos de cálcio podem estar associados a um risco aumentado de demência em mulheres mais velhas que tiveram um acidente vascular cerebral ou outros sinais de doença cerebrovascular.

A doença cerebrovascular é um grupo de distúrbios que afetam o fluxo sanguíneo no cérebro. Essas doenças, incluindo o acidente vascular cerebral, são uma importante causa de morte e aumentam o risco de desenvolver demência.

“A osteoporose é um problema comum em idosos, principalmente em mulheres. Como a deficiência de cálcio contribui para a osteoporose, recomenda-se a ingestão diária de cálcio de 1.000 a 1.200 mg. Obter essa quantidade recomendada apenas através da dieta pode ser difícil, então os suplementos de cálcio são amplamente utilizados. No entanto, em mulheres com deficiência de vitamina D, disbiose intestinal e pouco magnésio esse excesso de cálcio não vai para os ossos e acaba se depositando em outros lugares do corpo como as artérias. É fundamental entender a fisiologia do organismo antes de prescrever qualquer medicação ou querer tomar o suplemento que outra pessoa toma. Isso é ainda mais fundamental hoje que podemos comprar tudo pela internet sem receita médica.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

O estudo envolveu 700 mulheres sem demência, com idades entre 70 e 92 anos, que foram acompanhadas por cinco anos. Os participantes fizeram uma variedade de testes no início e no final do estudo, incluindo testes de memória e habilidades de pensamento. Uma tomografia computadorizada do cérebro foi realizada em 447 participantes no início do estudo. Os cientistas também analisaram o uso de suplementos de cálcio nos participantes e se eles foram diagnosticados com demência ao longo do estudo. Um total de 98 mulheres estavam tomando suplementos de cálcio no início do estudo e 54 mulheres já haviam sofrido um derrame. Durante o estudo, mais 54 mulheres tiveram derrames e 59 mulheres desenvolveram demência. Entre as mulheres que fizeram tomografia computadorizada, 71% tinham lesões na substância branca do cérebro, que é um marcador de doença cerebrovascular.

O estudo descobriu que as mulheres que foram tratadas com suplementos de cálcio tinham duas vezes mais chances de desenvolver demência do que as mulheres que não tomaram suplementos.

Mas quando os pesquisadores analisaram ainda mais os dados, descobriram que o risco aumentado estava apenas entre as mulheres com doença cerebrovascular.

Mulheres com histórico de derrame que tomaram suplementos tiveram um risco quase sete vezes maior de desenvolver demência do que mulheres com histórico de derrame que não tomaram suplementos de cálcio.

As mulheres com lesões na substância branca que tomaram suplementos tiveram três vezes mais chances de desenvolver demência do que as mulheres que tiveram lesões na substância branca e não tomaram suplementos.

Mulheres sem histórico de acidente vascular cerebral ou mulheres sem lesões na substância branca não apresentaram risco aumentado ao tomar suplementos de cálcio.

No geral, 14 das 98 mulheres que tomaram suplementos desenvolveram demência, ou 14%, em comparação com 45 das 602 mulheres que não tomaram suplementos, ou 8%. Um total de seis de 15 mulheres com histórico de derrame que tomaram suplementos desenvolveram demência, em comparação com 12 de 93 mulheres com histórico de derrame que não tomaram suplementos. Entre as mulheres sem histórico de acidente vascular cerebral, 18 das 83 que tomaram suplementos desenvolveram demência, em comparação com 33 das 509 que não tomaram suplementos.

“É importante notar que esse estudo é observacional, então não podemos supor que os suplementos de cálcio causem demência. O estudo também é pequeno mas os resultados servem de alerta para a população e entidades médicas”. – Observa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Importante ressaltar que o cálcio dos alimentos afeta o corpo de maneira diferente do cálcio dos suplementos e parece ser seguro ou mesmo protetor contra problemas vasculares.

O estudo foi apoiado por doações da Associação Americana de Alzheimer, Conselho Sueco de Pesquisa, Conselho Sueco de Pesquisa para Saúde, Vida Profissional e Bem-Estar.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.