Vai um cafezinho para dar energia?
Depois da água, o café é a bebida mais consumida do mundo!
O Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Quando pensamos em café relacionamos sempre a ideia de energia!
Quando você está com pouca energia, vale a pena experimentar erva-mate, chá yaupon, matcha e outras bebidas invadindo o espaço do café e do chá que prometem vantagens energéticas e benefícios à saúde semelhantes? Muitas vezes comercializados como bebidas de bem-estar, alternativas de café como estas estão em alta.
Então, como algumas alternativas populares se comparam nutricionalmente? Eles dependem da cafeína para aumentar a energia? Eles contêm compostos vegetais potencialmente saudáveis (ou não saudáveis)?
Estudos observacionais associaram compostos presentes nos grãos de café chamados polifenóis e antioxidantes a benefícios para a saúde, incluindo um menor risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer. No entanto, a maioria de nós provavelmente não bebe por esses motivos.
Os aficionados do café desfrutam de um aumento de energia de cafeína que melhora a clareza e o foco, e saboreiam sua fragrância e sabor rico e profundo. Mesmo assim, nem todo mundo é fã: a cafeína deixa algumas pessoas nervosas, e a cafeína e a acidez podem irritar estômagos sensíveis. Algumas pessoas metabolizam a cafeína de forma lenta e isso atrapalha a qualidade do sono.
O primo do café, o chá, é a terceira bebida mais popular no mundo. A maioria dos tipos de chá contém cerca de metade da cafeína do café (os chás de ervas têm pouca ou nenhuma) com menos acidez. O chá contém compostos antioxidantes que promovem a saúde, como os flavonóis.
Erva-mate
A erva-mate (ou mate) é um chá de ervas da árvore Ilex paraguariensis da América do Sul que tem sabor terroso e mais amargo do que outros chás. Contém polifenóis antioxidantes como o ácido clorogênico, além de tanta cafeína quanto o café ou mais (80 a 175 mg por xícara). Pesquisas preliminares sugerem que pode promover a perda de peso e reduzir o colesterol no sangue, mas os estudos são inconclusivos. Os usuários relatam menos fadiga e melhor concentração – provavelmente devido ao conteúdo de cafeína – mas sem nervosismo.
Desvantagem: Certos métodos de processamento do mate, como secar as folhas com fumaça, podem introduzir hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – as mesmas substâncias cancerígenas encontradas em carnes grelhadas. Algumas pesquisas relacionam o consumo de grandes quantidades de mate ao longo do tempo com o aumento do risco de certos tipos de câncer, incluindo cabeça e pescoço, estômago, bexiga e pulmão. No entanto, o mate não fumado (que é processado por secagem ao ar) pode ser mais seguro.
Chá yaupon
Assim como o mate, o yaupon é um chá de ervas. Nativo dos EUA, tem um sabor suave de grama semelhante ao do chá verde. Ele contém ácido clorogênico e antioxidantes que supostamente diminuem a inflamação e aumentam a energia. Este chá contém 60 mg de cafeína por xícara e também fornece teobromina, um composto estruturalmente semelhante à cafeína encontrada nos grãos do cacau e em muitos chás. A teobromina aumenta o fluxo sanguíneo e pode aumentar a energia e o estado de alerta, mas esse impulso começa mais lentamente e dura mais do que a cafeína, que proporciona um impulso rápido, mas de curta duração.
Desvantagem: a combinação de teobromina e cafeína pode aumentar a frequência cardíaca e interferir no sono, especialmente se você beber uma grande quantidade de yaupon ou beber muito perto da hora de dormir.
Chá matcha
Matcha vem da mesma planta Camellia sinensis do chá verde. No entanto, ao contrário do chá verde, o matcha é cultivado à sombra, o que o protege da luz solar e da oxidação e contribui para a sua cor verde brilhante e maior teor de polifenóis. Folhas inteiras de chá e caules de matcha são moídos até formar um pó fino, que é então batido com água quente ou leite. Matcha contém cerca de 40 a 175 mg de cafeína por xícara e possui os mesmos polifenóis antioxidantes do chá verde, especificamente teanina e catequinas. No entanto, como as folhas inteiras são usadas para fazer matcha, ele pode conter concentrações mais elevadas do que o chá verde padrão.
Desvantagem: embora o chá verde contenha quantidades baixas a moderadas de cafeína, o matcha pode conter quantidades muito elevadas, até mais do que o café.
Café de Chicória
Chicória é a raiz da planta Chicorium Intybus que é seca, torrada e moída para produzir uma bebida. A chicória contém fibra prebiótica chamada inulina que carameliza durante a torra, conferindo à bebida uma cor marrom escura com sabor de nozes, mais doce e menos amargo que o café tradicional. Tem sabor semelhante ao do café normal, mas não oferece o mesmo aumento de energia, pois não contém cafeína. Estudos em animais mostram que a raiz de chicória tem propriedades antiinflamatórias. A inulina pode beneficiar o microbioma intestinal e a saúde intestinal, mas as pequenas quantidades encontradas no café de chicória provavelmente não proporcionam tal benefício.
Desvantagem: A planta da chicória vem da mesma família da ambrósia, então o café de chicória pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao pólen da ambrósia.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment