confident-plus-size-woman-rocking-her-journey

Pode usar maquiagem durante o treino?

Rate this post
Image by Freepik

O debate entre entusiastas do fitness e especialistas em beleza sobre o uso de maquiagem durante o exercício tem sido amplamente discutido, com a ciência apoiando o rosto sem maquiagem.

Há uma tendência crescente de usar maquiagem durante os exercícios, o que pode ser devido ao aumento de influenciadores de condicionamento físico, com milhões de seguidores que as procuram em busca de recomendações ou conselhos sobre condicionamento físico.

Isto significa que a prioridade dos influenciadores do fitness seria estar preparada para as câmeras, em vez de seguir as melhores práticas relacionadas com a pele enquanto estão fazendo atividade física

Além disso, existe um receio enorme de mulheres saírem de casa sem maquiagem independente do local que elas estão indo ou a atividade que venham fazer.

Um recente estudo evidenciou que usar maquiagem durante o exercício pode ter efeitos prejudiciais na pele porque a maquiagem obstrui os poros e causa aumento do ressecamento da pele.

“É também por isso que é recomendado retirar a maquiagem antes de dormir, pois a maquiagem pode se combinar com a oleosidade e as células mortas da pele, bloqueando os poros e promovendo a formação de acne. Sendo o maior órgão do corpo, a pele funciona para proteger contra a entrada de micróbios ambientais, que podem ser prejudiciais para a pessoa. Vários fatores, como umidade, níveis de oleosidade, elasticidade, número de poros e distribuição de sebo podem caracterizar uma pele saudável. Se for fazer atividade e não abrir mão de algo, o ideal é usar um bb cream ou cc cream. Essa dica vale também para as mulheres com lipedema que tem melasma.” – Afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Hidratação e oleosidade insuficientes podem ter um efeito prejudicial à saúde da pele, resultando em acne.

O exercício pode estimular muitas mudanças fisiológicas e térmicas que podem levar a alterações na homeostase térmica do corpo, na taxa metabólica e em uma temperatura interna mais elevada, o que pode causar variações nas condições da pele.

Sendo a pele um regulador interno da temperatura através do processo de transpiração, os poros podem expandir-se para libertar resíduos e sebo e, se não for tratado na superfície da pele, pode proliferar e potencialmente causar problemas cutâneos agudos e crônicos.

A aplicação de maquiagem pode bloquear os poros com impacto negativo na pele durante o exercício, afetando a saúde da pele.

Limpar a pele e remover a maquilhagem também permite que a pele respire, sem ficar obstruída por bases espessas que são comedogênicas, ao mesmo tempo, garante a remoção do excesso de sebo, suor, bactérias e resíduos de produto.

Rímel, delineador e batom podem representar menos problemas durante o exercício porque não são aplicados em todo o rosto.

Evitar maquiagens pesadas, como bases de cobertura total, pode ajudar a reduzir as erupções pós-treino. Além disso, após o exercício, é importante limpar a pele, inclusive do rosto e do corpo, para remover o excesso de oleosidade, suor, bactérias e produtos, resíduos, que de outra forma pode contribuir para a formação de acne ou foliculite.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.