Premium-Photo-Photo-young-asian-girl-tired-of-working-long-time-on-computer

Miopia e sono

2/5 - (1 vote)

Um recente estudo australiano, indica que as pessoas com miopia têm maior probabilidade de ter uma qualidade de sono pior do que as pessoas com visão normal.

O estudo indica que pessoas com miopia apresentam ritmos circadianos mais atrasados e menor produção de melatonina, hormônio secretado no cérebro e responsável por regular o sono noturno, em comparação com pessoas com visão normal.

As pessoas afetadas pela miopia estão familiarizadas com a frustração de só conseguirem ver claramente objetos de perto, mas não de longe.

Estas descobertas fornecem evidências importantes de que o sono ideal e os ritmos circadianos não são apenas essenciais para a saúde geral, mas também para uma boa visão.

No estudo, realizado em colaboração com o Instituto do Sono da Universidade Flinders, o tempo circadiano e a produção de melatonina foram medidos tanto em pessoas com miopia como em pessoas com visão normal. Todos os participantes eram estudantes universitários, com idades entre vinte e poucos anos

A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal do cérebro para manter o ciclo sono-vigília do corpo e os ritmos circadianos. Produzimos melatonina logo após o início da escuridão, atingindo o pico de nossa secreção entre 2h e 4h.

Os níveis de melatonina foram medidos nos participantes por meio de amostras de saliva e urina. Os participantes com miopia tinham ritmos circadianos significativamente atrasados e menores níveis de melatonina em comparação com participantes com visão normal.

“As interrupções nos ritmos circadianos e no sono devido ao advento da luz artificial e ao uso de dispositivos eletrônicos emissores de luz para leitura e entretenimento tornaram-se um problema de saúde reconhecido em vários campos. Estamos tendo uma epidemia de obesidade e miopia entre os jovens e provavelmente os dois estão relacionados com a piora da qualidade do sono. Precisamos agir cedo, principalmente nas mulheres com lipedema pois muitas ficam horas na tela devido ao tdah e isso piora a miopia que vai piorar o sono e aumentar o risco de ganho de peso.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A miopia é o distúrbio de visão mais comum entre crianças e adultos jovens e, em casos graves, predispõe-nos a várias doenças que causam cegueira na idade adulta, como ruptura e descolamento de retina, glaucoma e catarata.

Pessoas com miopia podem ver objetos próximos com clareza, mas objetos distantes – como sinais de trânsito – ficam embaçados. A condição é causada pelo alongamento excessivo do olho na infância. Como resultado, os raios de luz que entram no olho focam na frente da retina, em vez de diretamente na retina, causando embaçamento.

A miopia geralmente ocorre em crianças na fase da puberdade, mas também pode aparecer em qualquer idade na primeira infância. Os casos globais de miopia estão aumentando, com algumas pesquisas indicando uma ligação entre o uso excessivo de telas e o aparecimento da doença e aumento de obesidade, principalmente em mulheres.

Os hábitos de sono das crianças e a exposição ao tempo de tela devem ser reavaliados para reduzir as chances de progressão da miopia nos jovens.

O sono adequado é fundamental para a aprendizagem, memória, atenção sustentada, desempenho acadêmico na escola e bem-estar geral das crianças durante o desenvolvimento inicial.

“Muitos dispositivos digitais emitem luz azul, que pode suprimir a produção de melatonina e causar atraso nos ritmos circadianos à noite, resultando em atraso e falta de sono.” – Explica.

É importante limitar a exposição das crianças a dispositivos digitais, especialmente à noite, para garantir um bom sono e uma visão saudável!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.