dicas-para-emagrecer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

É importante perder peso?

Rate this post

dicas-para-emagrecer-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Médicos estão alertando que a perda de peso não deve mais ser vista como o objetivo máximo da saúde, como tradicionalmente se acreditava. Muitas pessoas recuperam o peso perdido e, pior, a pressão para emagrecer pode levar à estigmatização e ao desenvolvimento de hábitos prejudiciais.

Existe uma abordagem melhor: focar no bem-estar, e não apenas em números.

Em um recente artigo publicado no The BMJ, que concentrar-se exclusivamente na perda de peso para pessoas com índice de massa corporal (IMC) elevado pode causar mais danos do que benefícios.

Muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade não conseguem manter uma perda de peso clinicamente significativa apenas com intervenções no estilo de vida, e que os possíveis efeitos negativos dessas abordagens, como o reforço do estigma relacionado ao peso, ainda não estão completamente esclarecidos.

“ Um estilo de vida saudável traz benefícios importantes, mas que o peso, isoladamente, não reflete de forma adequada o estado de saúde de uma pessoa. Por isso, os médicos devem oferecer um cuidado de alta qualidade, baseado em evidências e adaptado às preferências e necessidades individuais, independentemente do peso corporal.”  – Aconselha o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Intervenções que visam à restrição calórica e ao aumento da atividade física têm sido, por décadas, a principal recomendação para redução de peso em pessoas com obesidade. No entanto, evidências rigorosas indicam que essas abordagens são, em grande parte, ineficazes para promover uma perda de peso duradoura e para reduzir eventos cardiovasculares (como infartos e AVCs) ou a mortalidade.

O peso não oferece, por si só, uma visão completa da saúde!

Reconhecer as limitações das estratégias tradicionais de emagrecimento pode abrir caminho para um cuidado mais eficaz e centrado no paciente.

O foco excessivo na perda de peso também pode alimentar o viés social contra pessoas com corpos maiores — promovendo atitudes, suposições e julgamentos negativos — o que pode afetar negativamente a saúde mental, incentivar distúrbios alimentares, adoção de hábitos não saudáveis e até levar ao aumento de peso.

Diretrizes clínicas recentes refletem uma crescente percepção de que o peso não é uma medida adequada de saúde. Abordagens alternativas, como o movimento “Saúde em Todos os Tamanhos” (Health at Every Size – HAES), reconhecem que é possível alcançar boa saúde independentemente da perda de peso e têm mostrado resultados promissores na melhora dos comportamentos alimentares.

Embora essas estratégias devam ser avaliadas em ensaios clínicos de grande escala, os médicos já podem se inspirar nelas para oferecer um cuidado mais empático e eficaz a pacientes com corpos maiores.

Os médicos devem estar preparados para informar as pessoas que buscam emagrecimento sobre os possíveis benefícios e riscos das intervenções, e minimizar o risco de transtornos alimentares e de impactos metabólicos de longo prazo. Essa abordagem centrada no paciente tende a proporcionar um cuidado mais adequado, alinhado às preferências e circunstâncias do indivíduo, além de reduzir o viés relacionado ao peso.

As orientações médicas sobre alimentação saudável e atividade física continuam sendo relevantes, pois podem promover uma melhor saúde. O objetivo principal é oferecer um bom cuidado independentemente do peso, o que significa não cuidar menos, mas sim discutir benefícios, riscos e aquilo que é importante para o paciente.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.