A dieta cetogênica (keto) é uma dieta com muito baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura que recentemente cresceu em popularidade devido aos benefícios à saúde propostos e por ser uma boa escolha para as mulheres com lipedema.
Muitas pessoas seguem esse padrão alimentar para promover a perda de peso com ou sem ajuda de medicação.
Mas fazer dieta cetogênica não significa comer bacon e salsicha o dia inteiro. Por isso existe uma diferença grande entre seguir uma dieta cetogênica limpa e suja.
O que é keto limpa?
A Keto limpa se concentra em alimentos integrais e ricos em nutrientes e coloca mais ênfase na qualidade dos alimentos do que a dieta keto tradicional, que compreende não mais do que 50 gramas de carboidratos por dia, uma ingestão moderada de proteínas de 15 a 20% das calorias diárias e um alta ingestão de gordura de pelo menos 75% das calorias diárias.
“A restrição de carboidratos coloca seu corpo em cetose, um estado metabólico no qual você começa a queimar gordura para obter energia no lugar dos carboidratos. Isso pode levar a vários benefícios potenciais à saúde, incluindo perda de peso, níveis reduzidos de açúcar no sangue e até mesmo um risco menor de certos tipos de câncer. A cetogênica traz diversos benefícios para as pacientes com lipedema e o ideal seria fazer ela limpa com no máximo 30g de carboidratos. Embora eu não goste de manter a cetogênica no longo prazo, têm pacientes que se beneficiam muito dessa alteração alimentar. As que mais se beneficiam são as que tem epilepsia.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O keto limpo consiste principalmente em alimentos integrais de fontes de qualidade, como carne alimentada com capim, ovos caipiras, frutos do mar selvagens, azeite de oliva e vegetais sem amido.
Alimentos ricos em carboidratos, incluindo grãos, arroz, batatas, doces, pães, massas e a maioria das frutas, são severamente restritos ou proibidos.
O keto limpa também minimiza a ingestão de alimentos processados, embora ainda possa ser consumido com moderação.
O que é keto suja?
Embora o keto suja ainda seja pobre em carboidratos e rica em gordura, suas fontes de alimentos geralmente não são tão nutritivas.
Embora você possa atingir tecnicamente a cetose e obter alguns dos benefícios da dieta cetogênica usando essa abordagem, você pode perder vários nutrientes essenciais e aumentar o risco de doenças devido aos alimentos processados.
A keto suja também é chamada de keto preguiçosa, pois permite alimentos altamente processados e embalados.
É popular entre as pessoas que desejam atingir a cetose sem gastar muito tempo preparando refeições cetônicas limpas.
Por exemplo, alguém em keto suja pode pedir um cheeseburger com bacon duplo sem pão, em vez de grelhar um bife orgânico e fazer uma salada com baixo teor de carboidratos com molho rico em gordura.
Refeições cetônicas sujas geralmente são ricas em sódio. Para pessoas sensíveis ao sal, como as mulheres com lipedema, a alta ingestão de sódio aumenta a inflamação.
Os alimentos processados também têm muito mais aditivos e menos micronutrientes de que seu corpo precisa. Você pode ficar deficiente em micronutrientes como cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e vitaminas C, D e K . Além do mais, os aditivos estão associados a vários efeitos negativos à saúde, incluindo ganho de peso, diabete, mortalidade geral e doenças cardíacas.
Certos aditivos, incluindo gorduras trans, estão ligados a condições adversas como câncer, obesidade, doenças cardíacas e diabete tipo 2.
Além disso, os açúcares adicionados em muitos alimentos processados podem impedir que você alcance e mantenha a cetose.
Quais são as principais diferenças?
As versões suja e limpa da dieta keto diferem muito na qualidade dos alimentos.
Enquanto a keto limpa se concentra em alimentos integrais, nutritivos e com alto teor de gordura – com apenas itens processados ocasionais – a versão suja permite grandes quantidades de alimentos de conveniência embalados.
“Eu não recomendo a keto suja para as mulehres com lipedema devido aos seus efeitos negativos à saúde a longo prazo, como um risco aumentado de doenças e deficiências nutricionais, além do excesso de sódio que irá piorar a inflamação.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Alimentos para comer na keto limpa
A keto limpa permite uma variedade de alimentos diversos que podem ser bastante fáceis de preparar e satisfazer seus desejos ao longo do dia.
Aqui estão alguns exemplos de alimentos deliciosos para comer nesta dieta:
- Fontes de proteína com alto teor de gordura: carne orgânica, coxas de frango, salmão, atum, marisco, ovos, bacon (com moderação), iogurte grego gordo e queijo cottage
- Vegetais com baixo teor de carboidratos: repolho, brócolis, aspargo, couve de Bruxelas, espinafre, couve, feijão, pimentão, abobrinha, couve-flor e aipo
- Porções limitadas de frutas vermelhas: morangos, mirtilos e amoras
- Fontes de gordura: manteiga, ghee, abacate, óleo de coco, óleo MCT, azeite de oliva, óleo de gergelim e óleo de noz
- Nozes, manteigas e sementes: nozes, castanha, amêndoas e avelãs, bem como sementes de cânhamo, linho, girassol, chia e abóbora
- Queijos (com moderação): Cheddar, cream cheese, Gouda, suíço, queijo azul
- Bebidas: água, água com gás, chá verde, chá preto, café, shakes de proteína, alternativas ao leite, suco de vegetais e kombucha.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment