woman-drinking-hot-chocolate-cafe_23-2149944064

Canela pode ser uma nova arma contra obesidade

Rate this post
Image by Freepik

A obesidade é causada pelo acúmulo de gordura devido a padrões alimentares pouco saudáveis, rotinas de sono desreguladas e baixa atividade física. A diferenciação de adipócitos está altamente relacionada à obesidade através da produção e acúmulo de gordura.

A canela tem diversos benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias e regulação da glicemia. Na verdade, vários estudos relataram que a canela reduz o risco de vários tipos de câncer.

A canela é popular como tempero, nutrição e medicina tradicional. As dietas suplementadas com canela têm efeitos antioxidantes, antidiabéticos, anti-inflamatórios, anticancerígenos e antimicrobianos. Embora numerosos estudos tenham examinado os efeitos da canela no diabetes e nos distúrbios da insulina, há pesquisas limitadas sobre seu impacto na obesidade.

Um recente estudo avaliou os efeitos do extrato de canela na diferenciação de adipócitos e no acúmulo de lipídios. Para este fim, um extrato de canela foi preparado por evaporação a vácuo e liofilização de canela em pó do Ceilão. O estudo foi feito em laboratório com camundongos expostos a uma dieta normal, dieta normal + 1% de extrato de canela, dieta rica em gordura e dieta rica em gordura + 1% de extrato de canela.

“Os ensaios de viabilidade celular indicaram que concentrações de extrato de canela de 10 µg/ml ou menos não eram citotóxicas. Além disso, o tratamento de pré-adipócitos 3T3-L1 com 10 µg/ml de canela inibiu significativamente sua diferenciação em células maduras e aumentou a expressão gênica de leptina, receptor gama ativado por proliferador de peroxissoma (Pparγ), adiponectina e carnitina palmitoil transferase 1 (CPT -1). Esta dose elevada também reduziu a expressão dos genes da sintase de ácidos graxos (FAS), da acetil coenzima A carboxilase (ACC) e da proteína 1c de ligação ao elemento regulador de esterol (SREBP-1c). Os níveis de proteína quinase ativada por AMP (Ampk) aumentaram com a dose de tratamento. Provavelmente este extrato irá auxiliar no tratamento das mulheres com lipedema.” – Analisa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Os grupos de dieta suplementada com canela foram associados a um ganho de peso significativamente menor do que os grupos de dieta sem suplemento de canela. Não houve diferenças na ingestão de alimentos entre os grupos durante a intervenção.

Conclusões

A suplementação de canela inibiu o acúmulo de lipídios, reduziu a expressão dos genes da adipogênese e aumentou a lipólise nas células 3T3-L1. Além disso, os níveis de VLDL foram reduzidos, enquanto os níveis de HDL aumentaram com a suplementação de canela, o que corrobora os efeitos antidislipidêmicos. A lipólise também foi induzida em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com canela.

Os resultados do estudo ilustram que a suplementação com extrato de canela inibe a lipogênese e o acúmulo de lipídios e promove a lipólise.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.