Young pretty smiling plus size woman in pink sporty top holding bottle of pure water in hand dreamily closing eyes spending time in city park

A Prática de Atividades Físicas

Rate this post

Atividade física tem diversos benefícios. Mas será que você deve fazer quando está cansada?

O exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Mas é a última coisa que você quer fazer quando está cansada.

Mas não desabe no sofá ainda. Se você colocar seu corpo em movimento, você se sentirá melhor. Numerosos estudos mostraram que o exercício melhora a qualidade do sono. Dormir melhor significa mais energia, menos inflamação, melhor alimentação. É um ciclo maravilhoso que todos precisamos.

Como o exercício melhora seu sono?

A atividade física pode ser tão eficaz quanto os remédios para dormir. Existem algumas razões para isso.

1.A exposição à luz do dia define o relógio biológico do seu corpo

Ao se exercitar ao ar livre você recebe luz natural, o que ajuda seu corpo a estabelecer um bom ciclo sono-vigília. Ele diz ao seu corpo quando ficar alerta e quando relaxar.

Não pode sair ou não tem segurança para isso? Os treinos em locais fechados também te ajudam a dormir melhor.

2. Exercício alivia o estresse e a ansiedade

Estresse e ansiedade são os piores inimigos do sono. O exercício é provavelmente o melhor medicamento anti-ansiedade que existe. Quando você se exercita, seu cérebro libera substâncias químicas de bem-estar que combatem o estresse e a ansiedade.

3. O exercício cansa você

Quanto mais ativa você for, mais seu corpo vai pedir para você para dormir à noite. A atividade física aumenta seu impulso de sono.

Mas não se esforce até a exaustão a cada treino. Apenas certifique-se de que você está se exercitando. Ser ativa durante o dia, mesmo fazendo coisas como tarefas domésticas ou caminhadas curtas, pode aumentar seu impulso de sono.

“ No início da pandemia de coronavírus, vimos uma falha muito grande acontecer. As pessoas ficaram trancadas em casa sem opção de realizar atividade física. As academias ficaram fechadas. Associamos o medo de adoecer, morrer, perdas e dificuldade financeira, gerando um aumento importante de ansiedade e depressão. As pessoas não estavam mais saindo ou se movendo, tornando mais difícil adormecer. Virou uma bola de neve que ninguém imaginava que poderia acontecer. Estamos ainda pagando um preço alto por isso mas que pode ser revertido.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Exercitar-se à noite é ruim para o sono?

Há uma crença de longa data de que se exercitar à noite é uma má ideia. Mas evidências recentes derrubaram esse mito.

“O exercício aumenta a temperatura corporal central e você precisa que essa temperatura diminua antes de adormecer. É por isso que muitos especialistas acreditavam que o exercício noturno era uma má ideia. Mas estudos recentes não encontraram evidências que sustentem a teoria de que o exercício noturno mantém você acordada. Apenas mantenha a intensidade leve a moderada. O melhor horário para se exercitar é aquele que você consegue. Mas não faça alta intensidade a noite” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Recomenda-se caminhar, andar de bicicleta ou ioga como exercício noturno. Guarde os treinos de alta intensidade para a manhã ou início da tarde. E certifique-se de que seu treino termine pelo menos uma hora antes de você se deitar.

Se você não tem certeza se seu treino é muito intenso, mantenha um diário de sono e exercícios. Registre o exercício que você fez e como você dormiu naquela noite. Se você perceber um padrão de sono ruim com o treino, diminua a intensidade ou faça isso no início do dia. Algumas pessoas podem tolerar um treino pesado à noite e ainda dormir bem. Mas outros não podem. Você pode não saber com certeza até tentar.

Se você começar a se exercitar hoje, poderá notar um sono melhor esta noite. Mas mesmo que você não se sinta incrível amanhã, continue assim por alguns dias. Dentro de uma semana, você provavelmente notará que está dormindo melhor. Para maximizar a qualidade do seu sono, tente:

  • Evite cafeína após o almoço.

  • Coma um jantar leve (refeições grandes e pesadas podem mantê-la acordado).

  • Evite álcool antes de dormir.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.