Há evidências crescentes sugerindo que alimentos ultraprocessados (UPF) são ruins para a nossa saúde; mas se você seguir uma dieta vegana, isso ainda é verdade? As Carnes a Base de Plantas (PBMA) são consideradas alimentos ultraprocessados e podem estar associadas a danos semelhantes.
No primeiro estudo desse tipo pesquisadores da Universidade de Surrey, analisando os dados de mais de 3000 vegetarianos, descobriram que vegetarianos que consumiam PBMAs tinham um risco 42% maior de depressão em comparação com vegetarianos que não consumiam.
O estudo não encontrou diferenças significantes na ingestão de sódio, açúcar livre, açúcar total ou ácidos graxos saturados entre os vegetarianos que comiam PBMAs e aqueles que não comiam.
“ Os pesquisadores descobriram, no entanto, que aqueles que comem PBMAs tinham pressão arterial e níveis de proteína C-reativa (PCR) mais altos, um marcador de inflamação, e níveis mais baixos de apolipoproteína A, uma proteína associada ao HDL, um colesterol “bom”; o consumo de PBMA, no entanto, também foi associado a um risco reduzido de síndrome do intestino irritável (SII) em 40%. Vejo muitas mulheres com lipedema com medo de comer carne vermelha e acabam procurando alternativas industrializadas que na verdade são menos saudáveis.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
O consumo de carnes vegetais processadas não apresentou riscos claros para a saúde geral, mas as evidências sugerem que seu impacto na saúde mental e inflamação merece atenção. Estudos adicionais são necessários para entender melhor os mecanismos subjacentes e os efeitos a longo prazo dessas alternativas alimentares.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment