O cacau em pó é rico em antioxidantes e tem vários benefícios potenciais para a saúde. Isso inclui ajudar a reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de doenças cardíacas.
O povo maia da América do Sul foi provavelmente o primeiro a cultivar a planta do cacau em 400 D.C., preparando-a como uma bebida com canela e pimenta que chamavam de “bebida dos deuses”.
Desde então, os cientistas investigaram os benefícios dos grãos do cacau para a saúde.
Muitas pessoas apreciam o cacau como ingrediente do chocolate, embora sua porcentagem nos produtos de chocolate varie muito. Algumas pessoas também consomem cacau em pó em bebidas achocolatadas ou assados.
Alimentos que contêm uma alta porcentagem de cacau natural podem trazer benefícios à saúde.
Este artigo explora os benefícios do cacau em pó para a saúde
1. Rico em polifenóis
O cacau é uma das fontes mais conhecidas de polifenóis dietéticos, constituindo cerca de 10% do peso seco de um grão de cacau inteiro. Os flavonóides mais abundantes no cacau são catequinas (37%), antocianidinas (4%) e proantocianinas (58%).
Os polifenóis são compostos vegetais que desempenham um papel vital na saúde humana devido à sua capacidade antioxidante.
As evidências sugerem que os polifenóis podem ajudar com:
- doença crônica
- metabolismo
- proliferação celular
Um estudo de 2021 sugere que barras de chocolate 70%, com maior porcentagem de massa de cacau, têm maior teor de compostos fenólicos.
2. Pode reduzir a pressão arterial
De acordo com uma revisão de 2017, o cacau pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Os cientistas acreditam que isso ocorre porque o cacau afeta o óxido nítrico e dilata os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão nos vasos sanguíneos.
Os autores da revisão observam que estudos em animais e em laboratório mostram que o cacau inibe a enzima conversora de angiotensina (ECA), relaxando as veias.
3. Pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares
Os produtos de cacau podem ter efeitos benéficos nas doenças cardiovasculares (DCV). Existe até uma ligação entre o consumo de chocolate e um risco 37% menor de DCV e um risco 29% menor de acidente vascular cerebral.
4. Pode melhorar o perfil do colesterol e o equilíbrio do açúcar no sangue
Uma revisão sistemática e meta-análise de 19 estudos concluiu que a ingestão de flavanol de cacau proveniente de produtos de cacau, chocolate ou suplementos de flavanol de cacau pode melhorar significativamente o metabolismo lipídico e a resistência à insulina.
Os efeitos observados no metabolismo lipídico incluíram redução dos triglicerídeos, aumento do colesterol HDL e redução do colesterol LDL.
Outro estudo de 2016 sugere que os compostos polifenólicos do cacau podem ajudar a prevenir ou retardar o diabetes tipo 2, melhorando a função e a regulação da insulina. No entanto, os investigadores observam que são necessários mais estudos para confirmar as ações antidiabéticas dos flavonóides do cacau.
5. Melhora a flora intestinal
O cacau pode ter efeitos positivos nas bactérias intestinais.
Uma revisão de 2020 explica que o intestino não absorve bem os polifenóis do cacau, mas os seus metabólitos entram na circulação e interagem com a microbiota intestinal.
Os polifenóis do cacau atuam como prebióticos, aumentando o crescimento de bactérias benéficas como Lactobacillus e Bifidobacterium e reduzindo o número de bactérias potencialmente prejudiciais.
A revisão sugere que os metabólitos do cacau podem melhorar a saúde intestinal, melhorar a imunidade e reduzir o risco de doenças.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment