Escove os dentes com a outra mão
Todos nós queremos trabalhar para manter a saúde e viver bem.
Em uma sociedade tão obcecada pela tecnologia, é fácil ficarmos um pouco preguiçosos e querermos recuar para o sofá todas as noites para dar uma boa e velha rolagem no telefone, em uma tentativa de relaxar – todos somos culpados disso.
Uma maneira simples de fazer isso é mudar sua rotina matinal com uma mudança fácil.
Você sabia que escovar os dentes com a mão não dominante pode ajudar a melhorar a saúde do seu cérebro?
Oferecer ao seu cérebro um novo desafio como esse pode levar a uma melhor memória, concentração, criatividade e, em última análise, à longevidade.
Pode parecer fácil, mas é mais difícil do que você imagina.
O cérebro humano é um órgão que melhora através da estimulação mental. O cérebro se adapta, cresce e se reconfigura continuamente por meio do crescimento de novos neurônios.
“Quando as pessoas envelhecem, é comum que experimentem perda de memória e, por vezes, das suas capacidades motoras finas. Mas, a menos que o declínio mental seja causado por doença, a maior parte da perda de memória e capacidade motora relacionada com a idade é causada pela falta de exercício cerebral. Se você não usar seu cérebro, ele perderá o conhecimento.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Usar a mão oposta fortalecerá as conexões neurais em seu cérebro e até desenvolverá novas. É semelhante a como o exercício físico melhora o funcionamento do corpo e desenvolve os músculos.
Tente usar sua mão não dominante para escrever. Use-a para controlar o mouse do computador ou o controle remoto da televisão. Escove os dentes com a outra mão.
Você provavelmente notará que é muito mais difícil ser precisa em seus movimentos. Quando você começar vai perceber que é difícil mover a mão em vez da cabeça. Mas você ficará boa em breve.
Usar a mão não dominante ou oposta confunde seu cérebro. O cérebro é responsável por mantê-la funcionando e faz isso com previsibilidade.
O cérebro que funciona de forma eficaz nas nossas atividades diárias pode não ser as mesmas partes do cérebro que nos permitem ser criativos.
Se você quiser liberar alguma criatividade oculta, tente escrever com a mão oposta. Por pior que seja minha caligrafia, escrever com a mão esquerda não é tão pior. Às vezes, é o empurrão que nosso cérebro prático precisa para “sair do caminho” para que a criatividade volte a fluir!
A mão não dominante está, na verdade, ligada ao hemisfério não dominante do cérebro, aquele que não é exercitado com tanta frequência. Existem estudos que mostram que quando você usa a mão dominante, um hemisfério do cérebro fica ativo.
Quando você usa a mão não dominante, ambos os hemisférios são ativados, o que pode resultar em pensamentos diferentes e em tornar-se mais criativa.
Conclusão
Escovar com a mão oposta pode parecer uma tarefa pequena e simples, mas pode ter um grande impacto na função cerebral. Ao criar novas vias neurais e aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, escovar com a mão oposta pode ajudar a melhorar a função cognitiva, aumentar a criatividade e melhorar a saúde geral do cérebro. Então, por que não tentar? Incorpore este truque simples em sua rotina diária.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment