high-angle-woman-laying-bed

Você quer emagrecer? Mas como está o seu sono?

Rate this post
Image by Freepik

A qualidade do sono é extremamente subestimada quando falamos sobre perda de peso. Se você está preocupada com a porcentagem de suas calorias provenientes de carboidratos, quanto de atividade física está fazendo, quais medicamentos está utilizando, mas a sua qualidade do sono é ruim, você errou em suas prioridades!

Metade das pessoas do mundo hoje estão fazendo algum tipo de dieta, pois estão acima do peso.

Embora os adultos precisem de pelo menos 7 horas de sono ininterrupto por noite para se sentirem descansados, muitas pessoas não conseguem atingir esse ideal. As estatísticas mostram que quase 40% dos adultos não se sentem descansados ao acordar de manhã, o que sugere que não dormiam o suficiente.

Estudos recentes argumentam que o sono insuficiente pode afetar a circulação, aspectos da memória, aumentar o risco de câncer, diabetes, doenças crônicas e até mesmo as nossas relações sociais.

Um recente estudo descobriu uma ligação entre o sono insuficiente ou interrompido e outro problema: a perda de peso. Os resultados mostraram que pessoas com excesso de peso que não dormiam bem perderam menos peso do que os seus pares que não tinham problemas de sono

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os dados médicos de 1.986 indivíduos com idade média de 65 anos ao longo de um ano.

Todos esses participantes estavam com sobrepeso ou obesidade no início do estudo e também tinham síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco à saúde que incluem pressão alta (hipertensão), níveis elevados de insulina (hiperinsulinemia), baixa tolerância à glicose e níveis anormais de lipídios no sangue (dislipidemia).

“Durante todo o ano, estes voluntários participaram num programa intensivo de perda de peso que incluiu seguir uma dieta mediterrânica hipocalórica, aumentar os níveis de atividade física e participar em sessões de apoio comportamental que visaram melhorar hábitos e estilo de vida. Vejo isso todo dia no consultório. Pessoas se esforçando diariamente, mas sem ter uma base de sono adequada. Os impactos do sono são enormes na saúde global, principalmente das mulheres com lipedema, mas raramente é algo conversado numa consulta médica.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Os investigadores observaram quaisquer alterações no peso corporal e na gordura corporal (adiposidade) ao longo do ano. Eles também monitoraram os padrões de sono relatados pelos participantes.

No final do período de estudo, eles descobriram que os participantes que, no início do estudo, relataram não dormir o mesmo número de horas todas as noites – um fenômeno chamado alta variabilidade do sono – perderam menos peso depois de um ano do que aqueles que relataram um padrão de sono regular; eles também experimentaram menos redução no índice de massa corporal (IMC).

Além disso, os resultados mostraram que as pessoas que tendiam a dormir menos de 6 horas por noite experimentaram menos redução na circunferência da cintura do que aquelas que dormiam 7–9 horas.

As descobertas deste estudo destacam a importância das características do sono nas respostas de peso e adiposidade aos programas de intervenção no estilo de vida em idosos com síndrome metabólica. Mas isso serve para qualquer pessoa que quer perder peso e ser saudável.

Todo programa de perda de peso deveria monitorizar os padrões de sono dos participantes e considerar a melhoria da higiene do sono como parte principal da intervenção.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.