Um simples teste de equilíbrio de 10 segundos DEVE ser realizado pelos médicos durante exames físicos de rotina como uma ferramenta de triagem para saúde geral e função!
Este teste não só é seguro, simples e eficiente, como também é uma medida preditiva extremamente eficaz na identificação de populações em risco de aumento da incidência de todas as formas de morte.
No geral, 20,4% das pessoas estudadas não conseguiram completar um teste de equilíbrio unipodal de 10 segundos.
Adultos de 51 a 75 anos que não conseguiam se equilibrar tinham um risco de morte 84% maior do que seus pares.
56% dos adultos mais velhos com idades entre 66 e 75 anos falharam neste teste, representando a faixa etária de maior risco.
50% dos idosos com mais de 65 anos que caem e fraturam o quadril, morrerão em 6 meses. E muitos dos que sobrevivem nunca reabilitam.
No geral, aqueles que falharam no teste de equilíbrio unipodal de 10 segundos tenderam a ter pesos corporais mais elevados, doenças cardiovasculares, colesterol mais elevado, diabetes tipo 2 e outras causas comuns evitáveis de todas as formas de mortalidade.
Então, como podemos usar esses dados não apenas para prevenir a morte, mas também para aumentar proativamente a função, a força e a resiliência? NÃO se trata apenas de equilíbrio!
A maioria das pessoas passa metade do dia sentada!
Em muitos casos, a falta de “equilíbrio” é secundária aos baixos níveis de potência e força. E estas duas características físicas parecem ser as menos treinadas entre esta população em risco. Não faz muito sentido.
Quer melhorar o equilíbrio? Melhore a potência e a força, especialmente em uma perna ou em posturas assimétricas da parte inferior do corpo durante o treinamento.
Passamos 80% de nossas vidas de movimento em posição unipodal, então por que não treiná-lo mais para obter força funcional REAL que salva-vidas?
doi:http://dx.doi.org/10.1136/
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment