fresh-apple-juice-close-up-shot_53876-71463

Vinagre ajuda na depressão?

Image by Freepik

A depressão está entre os problemas de saúde mental mais comuns no mundo, infelizmente tivemos um aumento significativos na prevalência na última década. Tratamentos padrão, incluindo medicamentos e psicoterapia, têm eficácia variável e podem causar efeitos colaterais graves.

Essa inconsistência impulsiona a busca por terapias alternativas. O vinagre, uma solução de ácido acético fermentado, surgiu como um suplemento alimentar potencial com benefícios para o controle do açúcar no sangue, redução de peso e risco de doenças cardíacas.

Estudos sugerem que o vinagre também pode melhorar os sintomas de depressão ao aumentar o metabolismo do triptofano, que está ligado ao aumento da produção de serotonina no cérebro. No entanto, mais estudos são necessários para entender sua eficácia.

Um recente estudo verificou os efeitos da ingestão diária de vinagre nos sintomas de depressão em adultos saudáveis com sobrepeso ao longo de quatro semanas. Eles levantaram a hipótese de que o vinagre melhoraria as pontuações de depressão em comparação a um tratamento de controle, explorando mecanismos subjacentes por meio de análises metabolômicas.

Pesquisadores recrutaram mulheres e homens com idades entre 18 e 45 anos.

O estudo envolveu 45 participantes divididos em dois grupos: um tomou 4 colheres de sopa de vinagre líquido por dia e o outro foi o grupo controle. A adesão à ingestão de suplementos foi alta para os grupos de intervenção e controle.

“Após 4 semanas, o grupo de intervenção viu uma redução de 42% nas pontuações de depressão de uma pesquisa, o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), indicando melhora do humor, em comparação com uma redução de 18% no grupo de controle. Esse tratamento simples e acessível pode ajudar muito as mulheres com lipedema que apresentam alta prevalência de depressão.”

A análise de metabólitos do GC-MS permitiu que os pesquisadores comparassem ainda mais os grupos de intervenção e controle. Três produtos químicos importantes — ácido isobutírico, nicotinamida e L-isoleucina — mostraram diferenças significativas.

Os níveis de nicotinamida (uma forma de vitamina B3) aumentaram em 86% no grupo que tomou vinagre líquido, enquanto os níveis de L-isoleucina diminuíram em 35% no mesmo grupo. Isso sugere que as melhorias nos sintomas de depressão no grupo que tomou vinagre líquido podem estar ligadas a mudanças nos níveis de nicotinamida.

Pesquisas futuras devem envolver tamanhos de amostra maiores, períodos de estudo mais extensos e focar em indivíduos com depressão clínica para entender melhor os efeitos de longo prazo do vinagre e os mecanismos biológicos subjacentes sobre os sintomas depressivos.

No geral, este estudo sugere que a ingestão diária de vinagre pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas e entender como o vinagre funciona neste contexto.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.