tree_1127-3028-jpg-740×493-

Sol faz bem?

Rate this post
Image by Freepik

A radiação UV é um fator ambiental comum que tem efeitos multifacetados na pele, que abrange uma área superficial substancial do corpo. A radiação UV induz efeitos prejudiciais como queimaduras solares, fotoenvelhecimento e câncer de pele; no entanto, também está associado a efeitos benéficos, como a síntese de vitamina D.

Evidências recentes sugeriram que a exposição aos raios UV limita o ganho de peso corporal em modelos de obesidade em ratos.

A gordura subcutânea é um órgão crítico na regulação da homeostase energética. 

Embora os raios UV não atinjam diretamente a gordura subcutânea quando expostos à pele, eles podem regular o metabolismo da gordura subcutânea, a exposição da pele aos raios UV poderia desempenhar um papel significativo na homeostase energética sistêmica.

Em um recente estudo, os investigadores descobriram que, quando expostos à radiação UV de forma consistente, os ratos alimentados com uma dieta normal e aqueles com uma dieta rica em gordura exibiam aumento do apetite devido à diminuição da leptina, uma hormonio chave na regulação do apetite. No entanto, não houve aumento de peso.

“Eles descobriram que a radiação UV inibe o ganho de peso, aumentando a secreção do neurotransmissor norepinefrina, que não só diminui a leptina, mas também aumenta o gasto de energia através da mudança da gordura subcutânea que passa a ter mais características da gordura marrom. O aumento da ingestão de energia, impulsionado pelo aumento do apetite, é convertido em calor e queimado antes de se acumular na gordura subcutânea, evitando assim o ganho de peso. A gordura subcutânea é um órgão muito subestimado do organismo, principalmente das mulheres com lipedema.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Esta investigação fornece novos conhecimentos sobre o impacto da exposição aos raios UV no apetite e na regulação do peso, abrindo possibilidades para novas abordagens na prevenção e tratamento da obesidade e distúrbios metabólicos. Especificamente, descobrir o mecanismo pelo qual a radiação UV impede o ganho de peso poderia oferecer novas abordagens para a regulação dietética e perda de peso, fornecendo conhecimentos inovadores sobre a gestão da saúde e da obesidade que poderiam ter um impacto positivo na saúde humana.

O fato de a radiação UV reduzir os níveis de leptina e aumentar a norepinefrina, promovendo assim a mudança da gordura subcutânea e. aumentando o gasto energético, fornece uma pista inovadora para o desenvolvimento de estratégias de tratamento da obesidade. Esta pesquisa demonstra que a exposição aos raios UV não afeta apenas a pele, mas também desempenha um papel profundo no metabolismo energético e nos processos de homeostase do nosso corpo.

Como a exposição aos raios UV pode acelerar o envelhecimento da pele e promover o câncer de pele, é aconselhável minimizar a exposição aos raios UV e proteger a pele com protetor solar.

Mais estudos sobre o assunto serão realizados para descobrimos uma dose segura e qual onda de luz tem maior benefício.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.