photo-young-woman-looks-period-calendar-checks-menstruation-days_273609-30253

O ciclo menstrual altera a performance esportiva?

Rate this post
Image by Freepik

Não faltam conselhos para as mulheres sobre o que comer, como treinar ou que suplementos tomar durante sua vida, mas uma nova revisão realizada por uma equipe internacional de cientistas encontrou poucas evidências que apoiem tais recomendações.

Na verdade, encontraram poucas pesquisas sobre mulheres e exercícios, e menos ainda sobre o efeito da menstruação no desempenho esportivo, na fisiologia ou na aptidão física.

Uma conclusão importante da revisão foi que os níveis hormonais variam substancialmente entre as mulheres durante os seus períodos menstruais e entre os ciclos de cada mulher. Praticamente nenhuma mulher tem uma versão padrão do ciclo menstrual, que normalmente dura 28 dias, com a ovulação ocorrendo consistentemente no dia 14.

“Os dados sugerem que de mulher para mulher existem variações significativas no estrogênio e na progesterona, os principais hormônios que caracterizam as fases do ciclo menstrual. É impossível tratar toda mulher de forma igual. Existe muita variação de uma pessoa para outra. Não existe a mesma cirurgia para tudo, o mesmo suplemento para todas. Cada uma tem seu caminho e seu organismo. Isso ainda é mais fácil de perceber nas mulheres com Lipedema mas agora temos evidência científica sobre o assunto.” – Afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

As descobertas foram publicadas recentemente.

Os níveis hormonais podem variar substancialmente. Não apenas entre duas mulheres, mas dentro de uma mulher de um ciclo para o outro!

Eles encontraram poucas ou nenhuma diferença quando observaram os resultados dos exercícios ao longo das fases do ciclo e examinaram o uso de gordura versus carboidratos pelas mulheres, o potencial de crescimento muscular ou a função dos vasos sanguíneos.

A revisão baseou-se em vários métodos, incluindo uma revisão sistemática e meta-análise, interpretação narrativa e uma revisão abrangente anterior.

Muitas mulheres estão seguindo conselhos e planejando exercícios e práticas com base em algum benefício ostensivo dos exercícios baseados nas fases do ciclo menstrual. Não foi evidenciada nenhuma evidência de que tal prática seja baseada na ciência.

Todas as mulheres precisam de uma abordagem individualizada para o treinamento. Acompanhar o seu próprio ciclo e seus sintomas em cada fase e ajustar seu plano de exercícios de acordo, irão fazer diferença no seu resultado. Não existe uma abordagem única para todas.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.