profile-man-with-symbol-neurons-brain-thinking-like-stars-cosmos-inside-human-background-night-sky_505557-7426-jpg-740×493-

Detox de dopamina? O que é isso!?

Rate this post
Image by Freepik

O conceito geral por trás do detox de dopamina é que as pessoas se deixem sentir solitárias ou entediadas, ou tentem atividades mais simples em vez de buscar “doses” rápidas de dopamina. Idealmente, as pessoas começarão a perceber como certos estímulos podem distraí-las.

Um detox de dopamina envolve o jejum de atividades produtoras de dopamina, ou “prazeres”, com a esperança de diminuir a sensibilidade à recompensa.

Aqueles que tentam um detox de dopamina pretendem se desligar dos estímulos cotidianos, como redes sociais, açúcar ou compras. Eles são substituídos em favor de hábitos e escolhas de estilo de vida menos impulsivos. O jejum pode durar algumas horas ou vários dias.

É muito importante observar que o detox de dopamina não estão relacionados à desintoxicação da dopamina.

“Todo o conceito de detox de dopamina é cientificamente incorreto e reduz o cérebro a um nível muito simplista. Na verdade, é muito mais complexo. É um reflexo condicionado que gera prejuízo enorme no longo prazo.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Seis comportamentos compulsivos são alvos do detox de dopamina:

  • Alimentação Emocional;
  • Uso excessivo de internet e jogos;
  • Jogos de azar e compras;
  • Pornografia e masturbação;
  • Emoção e busca por novidades;
  • Drogas recreacionais.

Ao jejuar destas atividades que desencadeiam os neurotransmissores do cérebro, as pessoas tornam-se menos dependentes dos “golpes” emocionais que a dopamina proporciona, o que por vezes pode levar à dependência ou vício.

Como é o Detox de Dopamina baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Podemos recuperar a flexibilidade sobre esse comportamento rígido e automático restringindo os estímulos externos, que é uma técnica baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) chamada “controle de estímulos”. Você pode fazer isso de várias maneiras para reduzir sua necessidade de confiar na força de vontade:

1) Guarde o estímulo (como seu telefone) ou dificulte o acesso.

2) Envolva-se em uma atividade alternativa que seja incompatível com o estímulo (por exemplo, é difícil praticar esportes e comer compulsivamente ao mesmo tempo)

3) Use software de bloqueio de sites ou responsabilidade social para evitar trapaças.

Também podemos nos expor naturalmente aos estímulos internos (emoções negativas), sem nos envolvermos na resposta condicionada (agarrar o telefone), que é outra técnica baseada na TCC chamada “exposição e prevenção de respostas”.

1) Observe quando os impulsos surgem e quais pensamentos e sentimentos você está vivenciando naquele momento.

2) Pratique o “desejo de surfar”: observe o desejo de se engajar na resposta condicionada ir e vir sem ceder a ela.

3) Em vez disso, retornar repetidamente ao que você está fazendo, com um espírito de não julgamento.

Com o tempo, isto enfraquece o condicionamento clássico num processo chamado “habituação”, que em última análise restaura a nossa flexibilidade comportamental.

“Coletivamente, a TCC é considerada o tratamento padrão-ouro para distúrbios de controle de impulsos e, com comportamentos dos quais é difícil abster-se completamente, o consenso científico é que o uso moderado e controlado da Internet é mais apropriado para tratar o problema. Um estudo específico mostrou que o jejum de dopamina no Facebook durante uma semana ajudou os alunos a recuperar 13,3 horas do seu tempo e reduziu significativamente os sintomas depressivos em 17%, o que lhes permitiu adotar comportamentos mais saudáveis. O detox não é da dopamina em si, mas sim de comportamentos impulsivos reforçados por ela.” – Informa.

Você não precisa “fazer nada” ou meditar durante um detox de dopamina (a menos que queira). Basta participar de atividades regulares que reflitam seus valores:

  • Promoção da saúde (exercício, culinária);
  • Liderar (ajudar, servir aos outros);
  • Relacionar-se (conversar, criar vínculos por meio de atividades);
  • Aprendizagem (ler, ouvir);
  • Criação (escrita, arte).

O objetivo do detox de dopamina não é encorajar o monaquismo ou o masoquismo.
Diversão, prazer e apreciação estética são uma parte importante da vida.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.