Constipação ou obstipação intestinal?

Rate this post

Intestino preso ou prisão de ventre é muito comum nas mulheres com lipedema.

No entanto a maioria das pessoas não sabe diagnosticar e muitas mulheres não se queixam ao médico sobre esse sintoma tão comum.

Se você não vai ao banheiro todos os dias, como um reloginho. Essa matéria é para você!!!

A constipação intestinal é também conhecida por obstipação intestinal e, mais popularmente, como ”intestino preso” e “prisão de ventre”. Constitui um problema freqüente na população geral de todo o mundo, acometendo ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas mulheres. É caracterizada pela dificuldade constante ou eventual de eliminação das fezes (defecação), levando ao desconforto e outros transtornos ao paciente. Trata-se de um sintoma e não de uma doença especifica.

Na maioria dos casos a constipação intestinal não é provocada por um distúrbio de ordem física ou anatômica do trato intestinal, embora o intestino das mulheres seja mais longo que o dos homens.

A causa mais comum é a propulsão difícil do bolo fecal em seu caminho em direção ao reto e canal anal.

Os fatores mais comuns que estão associados a constipação são a baixa ingesta de água, o sedentarismo ou falta de exercícios físicos, a ansiedade, depressão, o hábito de adiar a ida ao banheiro e os efeitos adversos de algumas medicações, colaborando para alteração ou piora do funcionamento intestinal.

O diagnóstico da constipação primária é essencialmente clínico onde a pessoa evacua 3 ou menos vezes por semana. Habitualmente a constipação primária não necessita de investigação complementar específica, podendo ser iniciado o tratamento clínico com o aumento da ingesta oral de fibra vegetal, principalmente por orientação dietética nutricional adequada, ou com adição complementar de fibra (20-30 g / dia) sob a forma de farelos, mucilagens ou sementes e aumento da ingesta de água e líquidos (3 a 4 litros /dia).

Um novo tratamento acabou de ser aprovado nos Estado Unidos para ajudar no tratamento das pessoas com constipação. Trata-se de uma pílula que vai causar vibrações intermitentes dentro do intestino estimulando os movimentos peristálticos do intestino obtendo uma melhora de 42% do trânsito intestinal no estudo de liberação do tratamento.

“ A idéia da pílula com vibração é bastante interessante. A pessoa ativa a pílula, engole ela. Ela vai vibrar 3 segundos a cada 3 segundos durante 2h, depois fica 6h inativa e depois vibra durante mais duas horas. Eles tiveram um resultado positivo importante com melhora dos sintomas em 42%. No entanto, os pesquisadores israelenses não sabem que o mesmo benefício pode ser obtido com a plataforma vibratória. A vibração da plataforma também ativa o peristaltismo do intestino acelerando o trânsito intestinal, além de aumentar massa muscular, melhorar a fibrose, diminuir inflamação articular, melhora dor e aumenta a capacidade pulmonar total. Todos esses benefícios ajudam as mulheres com lipedema.” – Avalia o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

O uso de laxativos, e outras medicações na constipação primária, devem ser considerados como terapêutica complementar, sendo associa- dos às medidas dietéticas e comportamentais. Isoladamente, estes laxativos não possuem efeito curativo e subestimam a base do problema, dificultando terapêuticas de longo prazo.

Em alguns casos a constipação pode surgir como manifestação secundária de doença sistê- mica ou gastrointestinal. Nestes casos se apre- senta de forma aguda ou insidiosa devendo ser investigados através de exames complementares que podem incluir a colonoscopia, o clister opaco e outro.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.