Premium-Photo-Photo-ashwagandha-or-aswaganda-or-indian-ginseng-is-an-ayurveda-medicine-in-stem-and-powder-form-isolated-on-plain-background-selective-focus

Ashwagandha. O que é isso?

Rate this post

Por centenas de anos, as pessoas usaram as raízes e os frutos laranja-avermelhados da ashwagandha para fins medicinais. A erva também é conhecida como ginseng indiano ou cereja de inverno.

Ashwagandha é uma das ervas mais importantes do Ayurveda. As pessoas usam ashwagandha há milhares de anos para aliviar o estresse, aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração.

O nome “ashwagandha” descreve o cheiro de sua raiz, que significa “como um cavalo”. Por definição, ashwa significa cavalo.

Aqui listamos potenciais da Ashwaganha baseados em estudos:

1. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

Ashwagandha talvez seja mais conhecida por sua capacidade de reduzir o estresse. É classificado como adaptógeno, uma substância que ajuda o corpo a lidar com o estresse.

Ashwagandha pode ajudar a controlar mediadores de estresse, incluindo proteínas de choque térmico (Hsp70), cortisol e proteína quinase N-terminal c-Jun ativada por estresse (JNK-1).

Também reduz a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), um sistema do corpo que regula a resposta ao estresse.

Uma revisão recente evidenciou que os suplementos de Ashwagandha podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Em um estudo com 58 participantes, aqueles que tomaram extrato de ashwagandha por 8 semanas reduziram significativamente o estresse percebido e os níveis do hormônio do estresse cortisol, em comparação com aqueles que tomaram placebo.

Aqueles que tomaram os suplementos de ashwagandha também observaram melhorias na qualidade do sono em comparação com o grupo placebo.

Outro estudo realizado em 60 pessoas descobriu que aqueles que tomaram extrato de ashwagandha durante 60 dias tiveram reduções significativas na ansiedade em comparação com aqueles que receberam tratamento com placebo.

2. Melhora o desempenho atlético

A ashwagandha pode ter efeitos benéficos no desempenho atlético e pode ser um complemento valioso para os atletas.

Um recente estudo que incluiu 12 estudos em pessoas que tomaram ashwagandha sugeriu que a erva pode melhorar o desempenho físico, incluindo a força e o uso de oxigênio durante o exercício.

Outro estudo recente que analisou cinco estudos descobriu que tomar ashwagandha melhorou significativamente o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) em adultos e atletas saudáveis.

VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que uma pessoa pode usar durante atividades intensas. É uma medida da aptidão cardíaca e pulmonar.

Ter o VO2 máximo ideal é importante tanto para atletas quanto para não atletas. O VO2 máximo baixo está associado ao aumento do risco de mortalidade, enquanto o VO2 máximo mais alto está associado a um menor risco de doença cardíaca.

Além disso, ashwagandha pode ajudar a aumentar a força muscular.

Em um estudo de 2015, participantes do sexo masculino de 18-50 anos que tomaram ashwagandha e fizeram de treinamento de resistência por 8 semanas tiveram ganhos significativamente maiores de força e tamanho muscular em comparação com um grupo de placebo.

3. Melhora Cerebral

De acordo com uma revisão de 2011, vários estudos examinaram a capacidade da ashwagandha de retardar ou prevenir a perda da função cerebral em pessoas com doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer, doença de Huntington e doença de Parkinson.

À medida que estas condições progridem, partes do cérebro e as suas vias conectivas são danificadas, o que leva à perda de memória e função. Esta revisão sugere que quando camundongos e ratos recebem ashwagandha durante os estágios iniciais da doença, ela pode oferecer proteção.

“Uma revisão de 2021 concluiu que ashwaghanda pode ajudar a controlar a depressão, ansiedade, insônia e outros problemas neurológicos e relacionados à saúde mental. Isso provavelmente se deve a sua ação na HSP70. A HSP70 permite que, mesmo sob estresse, os neurônios continuem produzindo serotonina, dopamina e regula o eixo hipotálamo adrenal. Ela é excelente para o tratamento das mulheres com lipedema.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Um estudo realizado em 50 adultos mostrou que tomar ashwagandha durante 8 semanas levou a melhorias significativas nas seguintes medidas em comparação com tomar um placebo:

  • Memória imediata e geral;
  • Atenção;
  • Velocidade de processamento de informações.

4. Melhora a testosterona e fertilidade

Os suplementos de Ashwagandha demonstraram em alguns estudos beneficiar a fertilidade masculina e aumentar os níveis de testosterona.

Em um estudo, 43 homens com idade entre 40 e 70 anos com sobrepeso e fadiga leve tomaram comprimidos contendo extrato de ashwagandha ou placebo diariamente durante 8 semanas.

O tratamento foi associado a um aumento 18% maior no DHEA-S, um hormônio sexual envolvido na produção de testosterona. Os participantes que tomaram a erva também tiveram um aumento 14,7% maior na testosterona do que aqueles que tomaram o placebo.

Além disso, uma revisão evidenciou que o tratamento com ashwagandha aumentou em 167% a concentração de espermatozoides, o volume de sêmen em 59% e a motilidade espermática em 57% em homens com baixa contagem de espermatozoides. Além de aumentar a testosterona em 17%.

5. Melhora o sono

Muitas pessoas tomam ashwagandha para promover um sono reparador e algumas evidências sugerem que isso pode ajudar com problemas de sono.

Um estudo realizado em 50 adultos com idades entre 65 e 80 anos descobriu que tomar ashwagandha durante 12 semanas melhorou significativamente a qualidade do sono e o estado de alerta mental ao acordar, em comparação com um tratamento com placebo.

Além disso, uma revisão de alta qualidade descobriu que ashwagandha:

  • Têm um efeito positivo pequeno, mas significativo, na qualidade geral do sono;
  • Reduz os níveis de ansiedade;
  • Ajuda as pessoas a se sentirem mais alerta quando acordam.

Os resultados foram mais pronunciados em pessoas com insônia e naquelas que tomaram durante 8 semanas ou mais.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.