girl-with-mobile-bed_23-2148826031

O maior vilão da sua saúde

Rate this post

Quando falamos em saúde as duas primeiras coisas que as pessoas pensam são: alimentação e atividade física.

Logicamente eles são importantes para a saúde global de qualquer pessoas mas o grande vilão da saúde na vida moderna é a luz noturna!

Em um recente estudo, pesquisadores usaram dados de satélite para medir a poluição luminosa em endereços residenciais de mais de 13.000 pessoas. Eles descobriram que aqueles que viviam em lugares com os céus mais brilhantes à noite tinham um risco 31% maior de pressão alta. Outro estudo mostrou um risco 29% maior de morte por doença cardíaca coronariana. E ainda outro estudo encontrou um risco 17% maior de doença cerebrovascular, como derrames ou aneurismas cerebrais.

“Nas áreas urbanas também temos poluição do ar, barulho e falta de vegetação. Então, para alguns estudos, cientistas controlaram esses fatores, e a correlação permaneceu forte, embora a poluição do ar com partículas finas parecesse ser pior para a saúde cardiovascular do que a luz noturna. As pessoas precisam desligar a luz a noite e priorizar mais o sono. Não recomendo ninguém utilizar o celular após as 20:00, a luz do celular é muito estimuladora para o cérebro.” – aponta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Pesquisas encontraram ligações entre o brilho noturno externo e outras doenças:

Câncer de mama. 

Um estudo com mais de 100.000 professores na Califórnia revelou que mulheres que vivem em áreas com mais poluição luminosa tinham um risco 12% maior. Esse efeito é comparável ao aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados em 10%.

Doença de Alzheimer

Em um estudo evidenciou que a luz externa à noite estava mais fortemente ligada à doença do que até mesmo o uso indevido de álcool ou obesidade.

A luz noturna é o principal fator de risco para Alzheimer para pessoas com menos de 65 anos de idade.

Diabetes

Em um estudo recente, pessoas que vivem nas áreas mais iluminadas tinham um risco 29% maior de diabetes do que aquelas que residem em lugares muito mais escuros. Milhares de casos de diabetes podem estar ligados à poluição luminosa.

O que acontece no seu corpo quando você é exposta à luz à noite?

Pesquisas revelaram que a luz à noite (dentro ou fora de casa) interrompe os relógios circadianos, aumenta a inflamação, afeta a divisão celular e suprime a melatonina, o “hormônio do sono”.

A ausência de é muito importante.

Os humanos têm relógios internos que são sincronizados com o ciclo de 24 horas do dia e da noite. O relógio mestre está no seu hipotálamo, uma parte do cérebro em forma de diamante, mas cada célula do seu corpo também tem seu próprio relógio. Muitos processos fisiológicos funcionam em ritmos circadianos (um termo derivado de uma frase latina que significa “cerca de um dia”), do ciclo sono-vigília à secreção hormonal, bem como processos envolvidos na progressão do câncer, como a divisão celular.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.