Será que isso é bom ou faz você comer mais?
A internet está repleta de fotos de comida: em sites de notícias, mídias sociais e banners que aparecem em todos os lugares. Somos bombardeados por imagens de comidas suculentas com aquela imagem da fumaça saindo. Pois é. Quantas imagens vieram agora na sua memória?
Muitas das imagens de alimentos são carregadas para vender alimentos específicos. A ideia é que as imagens no Facebook ou no Instagram nos façam desejar uma comida, ou restaurante específico, a imagem desperta nossa fome.
Embora a obesidade continue sendo um problema urgente, a população em geral continua a ser exposta a mais conteúdo alimentar digital do que nunca. Muitas pesquisas demonstraram o efeito primário do conteúdo visual dos alimentos, ou seja, a exposição a estímulos alimentares que aumentam o apetite e a ingestão de alimentos.
Os jovens são expostos a postagens relacionadas a alimentos em média 6x em 12 horas. A grande maioria das postagens são fotos de comida e mais de um terço são sobre sobremesas ou outros alimentos doces.
No entanto, um novo estudo mostra que as imagens podem realmente ter o efeito oposto. Pelo menos se virmos fotos do mesmo produto repetidamente.
Vários experimentos revelam que podemos ter uma sensação de saciedade se virmos a mesma imagem mais de 30 vezes!
Pode soar estranho que os participantes se sentissem cheios sem realmente comer nada. Mas isso é realmente muito natural. A maneira como pensamos sobre a comida tem grande influência em nosso apetite. Nosso apetite está mais intimamente ligado à percepção cognitiva do que a maioria de nós pensa. Como pensamos sobre nossa comida é muito importante.
“Dentro da neurociência, essas descobertas são explicadas com a chamada teoria da cognição fundamentada. Por exemplo, se você imaginar colocar os dentes em uma maçã suculenta, as mesmas áreas do cérebro são estimuladas como se você realmente mordesse uma maçã. Você receberá uma resposta fisiológica a algo em que apenas pensou. É por isso que podemos nos sentir totalmente satisfeitos sem comer nada. Impressionante! Poderemos planejar em breve o tratamento de compulsão alimentar com realidade virtual!” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Este não é o primeiro estudo a descobrir que podemos nos sentir saciados olhando fotos de comida. Outros grupos de pesquisa já mostraram isso.
Mas neste estudo, eles examinaram o número de repetições necessárias e se a variação nas imagens remove a sensação de saciedade.
“Sabemos de estudos anteriores que imagens de diferentes tipos de comida não têm o mesmo efeito sobre a saciedade. É por isso que você pode se sentir realmente satisfeito após o prato principal, mas ainda sobra espaço para a sobremesa. Doces são um tipo de comida completamente diferente.” – Explica.
Para investigar se a variação na comida remove completamente a sensação de saciedade, eles criaram uma série de experimentos online. Eles acabaram conseguindo mais de 1.000 pessoas por meio de seus experimentos digitais.
Primeiro, eles mostraram uma foto apenas de M&Ms laranja. Alguns participantes viram a foto três vezes, outros 30 vezes. O grupo que viu mais fotos do M&M sentiu-se mais saciado depois.
Eles tinham de responder quantos M&Ms entre 1 e 10 queriam. O grupo que tinha visto 30 imagens de M&M laranja escolheu uma quantidade menor do que o outro grupo.
Depois, eles repetiram o experimento. Desta vez com M&Ms de cores diferentes. As cores não alteraram o resultado.
Finalmente, eles substituíram os M&Ms por Skittles. Ao contrário dos M&Ss, os Skittles têm um sabor diferente dependendo da cor. Mas também não encontraram nenhum efeito importante aqui. Isso sugere que mais parâmetros do que apenas cor e sabor precisam mudar antes que possamos ter um efeito na saciedade.
Mais estudos nesta área irão surgir mas a exposição repetida de imagem de qualquer comida pode ajudar a controlar a obesidade e compulsão alimentar. Não custa nada e pode ajudar muito antes de pedir qualquer comida por aplicativo.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment