O golden milk contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios e pode oferecer benefícios à saúde. Estes podem incluir proteção contra certas doenças.
Esta bebida amarela brilhante é tradicionalmente feita aquecendo leite de vaca (de preferência A2A2) ou vegetal com açafrão e outras especiarias, como canela e gengibre.
É elogiado por seus muitos benefícios para a saúde e frequentemente usado como um remédio alternativo para aumentar a imunidade e evitar doenças.
Aqui estão 5 benefícios científicos do golden milk e uma receita para você fazer.
1.Os principais ingredientes são carregados com antioxidantes
O principal ingrediente do golden milk é o açafrão, um tempero amarelo popular na culinária asiática, que dá ao curry sua cor amarela.
A curcumina, o componente ativo da cúrcuma, é usada na medicina ayurvédica há séculos devido às suas fortes propriedades antioxidantes.
“Os antioxidantes são compostos que combatem os danos celulares, protegendo seu corpo do estresse oxidativo. Eles são essenciais para o funcionamento de suas células, e estudos mostram regularmente que dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a diminuir o risco de infecções e doenças crônicas. Por isso o golden milk é tão bom. A maioria das receitas de golden milk também inclui canela e gengibre, ambos com propriedades antioxidantes impressionantes.”
2. Pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor nas articulações
Os ingredientes do golden milk têm poderosas propriedades anti-inflamatórias.
Acredita-se que a inflamação crônica desempenhe um papel importante em doenças crônicas, incluindo câncer, síndrome metabólica, Alzheimer, doenças cardíacas e lipedema. Por esse motivo, dietas ricas em compostos anti-inflamatórios podem reduzir o risco dessas condições.
Diversos estudos mostram que gengibre, canela e curcumina – o ingrediente ativo da cúrcuma – têm potentes propriedades anti-inflamatórias.
Estudos até sugerem que os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos de alguns medicamentos farmacêuticos sem nenhum dos efeitos colaterais.
Esses efeitos antiinflamatórios podem reduzir a dor nas articulações causada por osteoartrite e artrite reumatóide.
Por exemplo, um estudo com 45 pessoas com artrite reumatóide descobriu que 500 miligramas de curcumina diariamente reduziam a dor nas articulações mais do que 50mg de diclofenaco.
Da mesma forma, em um estudo de 6 semanas em 247 pessoas com osteoartrite, aqueles que receberam extrato de gengibre sentiram menos dor e precisaram de menos medicação para dor do que aqueles que receberam placebo.
3. Pode melhorar a memória e a função cerebral
O golden milk também pode ser bom para o cérebro.
Estudos mostram que a curcumina pode aumentar os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). O BDNF é um composto que ajuda o cérebro a formar novas conexões e promove o crescimento de células cerebrais.
Baixos níveis de BDNF podem estar ligados a distúrbios cerebrais, incluindo a doença de Alzheimer.
Outros ingredientes também podem fornecer benefícios.
Por exemplo, uma das características da doença de Alzheimer é o acúmulo de uma proteína específica no cérebro, chamada de proteína tau. Estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que os compostos da canela podem ajudar a reduzir esse acúmulo.
Além do mais, a canela parece reduzir os sintomas da doença de Parkinson e melhorar a função cerebral em estudos com animais.
O gengibre também pode aumentar a função cerebral, melhorando o tempo de reação e a memória. Além disso, em estudos com animais, o gengibre parece proteger contra a perda da função cerebral relacionada à idade.
Mais pesquisas em humanos são necessárias para entender completamente os efeitos desses ingredientes na memória e na função cerebral.
4. A curcumina pode melhorar o humor
Parece que o açafrão – mais especificamente seu composto ativo curcumina – pode melhorar o humor e reduzir os sintomas de depressão.
Em um estudo de 6 semanas, 60 indivíduos com transtornos depressivos maiores tomaram curcumina, um antidepressivo ou uma combinação.
Aqueles que receberam apenas curcumina experimentaram melhorias semelhantes aos antidepressivos, enquanto o grupo combinado notou os maiores benefícios.
A depressão também pode estar ligada a baixos níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Como a curcumina parece aumentar os níveis de BDNF, ela pode ter o potencial de reduzir os sintomas de depressão.
Poucos estudos foram realizados nesta área e mais são necessários antes que conclusões fortes possam ser feitas.
5. Cálcio e Vitamina D Contribuem para Ossos Mais Fortes
O golden milk pode contribuir para ossos mais fortes. Isso é fundamental em um mundo no qual 30% das mulheres com mais de 50 anos tem/tiveram fratura de quadril.
Os leites de vaca e vegetais enriquecidos são geralmente ricos em cálcio e vitamina D, nutrientes essenciais para construir e manter ossos fortes
Se sua dieta for muito pobre em cálcio ou você ingere muito açúcar, seu corpo começa a remover o cálcio dos ossos para manter os níveis normais de cálcio no sangue. Com o tempo, isso torna os ossos fracos e quebradiços, aumentando o risco de doenças ósseas, como osteopenia e osteoporose. Isso piora muito após a menopausa.
A vitamina D contribui para ossos mais fortes, melhorando a capacidade do seu intestino de absorver o cálcio da sua dieta. Baixos níveis de vitamina D em seu corpo podem levar a ossos fracos e quebradiços, mesmo que sua dieta seja rica em cálcio.
Embora o leite de vaca contenha naturalmente cálcio e muitas vezes seja enriquecido com vitamina D, nem todos os leites vegetais são ricos nesses dois nutrientes.
Se você preferir fazer seu golden milk usando um leite vegetal, escolha um que seja enriquecido com cálcio e vitamina D para obter mais benefícios de fortalecimento ósseo.
Receita de Golden Milk
Ingredientes:
1/2 xícara (120ml) de leite A2A2 ou vegetal enriquecido
1 colher de chá de cúrcuma
1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado ou 1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de pimenta preta moída
1 colher de chá de mel (opcional)
Mode de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela pequena e leve para ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até sentir um cheiro perfumado e saboroso. Coe a bebida por um coador fino em uma caneca e cubra com uma pitada de canela.
O Golden milk também pode ser feito com antecedência e armazenado na geladeira por até cinco dias. Basta reaquecê-lo antes de beber.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment