latin-brunette-girl-posing-indoor

Você quer saúde? Como está seu intestino?

Rate this post
Image by Freepik

Evidências crescentes sugerem que o segredo para compreender a saúde humana e combater doenças metabólicas está escondido no mundo microscópico das nossas bactérias intestinais.

Um estudo recente revela que um ácido graxo específico produzido por bactérias intestinais influencia diretamente o metabolismo da gordura em animais. Esta investigação é fundamental, pois esclarece a complexa interação entre a dieta, a microbiota intestinal e a saúde metabólica do hospedeiro, oferecendo conhecimentos que poderão abrir novos caminhos na nossa abordagem à gestão de distúrbios metabólicos.

Os pesquisadores se concentraram em certas bactérias intestinais que produzem ácidos graxos com uma estrutura química especial, conhecida como anel de ciclopropano, e mostraram que estes podem ser convertidos em sinais que ativam a dessaturação de gordura no nematóide C. elegans, um organismo modelo frequentemente usado para estudar biologia humana.

“Essa pesquisa sugere que o organismo hospedeiro pode ter adquirido a capacidade de produzir sua própria molécula sinalizadora, imitando a bioquímica bacteriana, através de um gene obtido de bactérias – um processo conhecido como transferência horizontal de genes. Talvez o nosso organismo também tenha influência genética através das bactérias do intestino. A origem das mitocôndrias provavelmente é de uma bactéria que fez simbiose com uma célula e permitiu a vida que temos hoje. A Mitocôndria tem dna próprio e é fundamental para a vida e saúde nas mulheres com lipedema.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A pesquisa mostrou que tanto os ácidos graxos bacterianos quanto os endógenos ativam um receptor hospedeiro que funciona como um regulador central do metabolismo geral da gordura.

Esta ligação direta entre os metabolitos da microbiota e o metabolismo lipídico do hospedeiro oferece uma visão sobre como o nosso corpo pode aproveitar bactérias intestinais benéficas para regular processos vitais como a obesidade e a disfunção metabólica.

Os metabólitos dependentes da microbiota regulam praticamente todos os aspectos da fisiologia animal, incluindo o desenvolvimento, o metabolismo e as respostas imunológicas. Apesar da importância desses metabólitos para a manutenção da vida, muitas de suas estruturas permanecem ainda desconhecidas.

O fato de os produtos químicos produzidos pelas bactérias poderem influenciar o metabolismo do seu hospedeiro é uma área de investigação promissora.

Mais estudos podem investigar as interações hospedeiro-bactéria para melhor compreender – e potencialmente melhorar – a saúde metabólica.

À medida que ganhamos clareza sobre os mecanismos moleculares do metabolismo da gordura e sua regulação por compostos específicos derivados da dieta, estamos mais perto de aproveitar esse conhecimento para obter melhores resultados de saúde em humanos.

Hoje ainda focam muito nas calorias como ingesta e queima para perda e manutenção do peso. Mas as evidências mais recentes mostram que existem mecanismos mais impactantes no metabolismo e o intestino ocupa um lugar de destaque.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.