view-unshaven-woman-home-daily-life-scene_23-2150168758-jpg-360×539-

Você quer emagrecer?

Rate this post

Saiba que você precisa de uma ajuda humana

Image by Freepik

A necessidade de tratamentos de obesidade de baixo custo, mas eficazes, fornecidos pela tecnologia, tornou-se urgente à medida que a epidemia de obesidade em curso exacerba os custos crescentes dos cuidados de saúde.

Mas a tecnologia atual não é avançada o suficiente para substituir os humanos.

No novo estudo SMART, as pessoas que inicialmente só receberam tecnologia sem o apoio de um treinador tiveram menos probabilidades de ter uma perda de peso significativa, considerada pelo menos 5% do peso corporal, em comparação com aquelas que tiveram um treinador humano no início.

Os investigadores intensificaram o tratamento rapidamente (adicionando recursos após apenas duas semanas) se uma pessoa apresentasse uma perda de peso inferior à ideal, mas a desvantagem da perda de peso para aqueles que iniciaram o seu esforço de perda de peso sem o apoio do treinador persistiu durante seis meses, mostrou o estudo.

“As pessoas subestimam muito o poder da palavra e apoio humano. Para ter sucesso significativo em qualquer coisa você precisa da ajuda de alguém. Podemos não estar tão longe de ter um chatbot que possa substituir um humano, mas nunca será igual ao toque e ao incentivo de outra pessoa.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Pesquisas anteriores mostraram que ferramentas móveis de saúde para monitorar dieta, exercícios e peso aumentam o envolvimento no tratamento comportamental da obesidade. Antes deste novo estudo, não estava claro se produziam uma perda de peso clinicamente aceitável na ausência do apoio de um treinador humano.

Os cientistas vão tentar entender o motivo da diferença para poder programar a inteligência artificial novamente mas é muito pouco provável que consigam superar o poder de estímulo do ser humano.

“É possível ter perda de peso e porcentagem de gordura sem o uso de medicações, mas a pessoa precisa fazer parte do processo e precisa de alguém com muito conhecimento para orientá-la. Um problema não resolvido no tratamento da obesidade é combinar o tipo e a intensidade do tratamento com as necessidades e preferências dos indivíduos.” – Informa.

Estudo

Quatrocentos adultos com idades entre 18 e 60 anos com obesidade, 70% mulheres com média de idade de 40 anos, foram designados aleatoriamente para iniciar três meses de tratamento escalonado de obesidade comportamental, começando com o Sistema de Feedback Sem Fio (WFS) sozinho ou com o WFS mais treinamento de teleconsulta. A perda de peso foi medida após duas, quatro e oito semanas de tratamento, e o tratamento foi intensificado ao primeiro sinal de perda de peso abaixo do ideal (menos de 250g por semana).

O tratamento para ambos os grupos começou com a mesma tecnologia de rastreamento WFS, mas o tratamento padrão também transmitiu os dados digitais do participante a um treinador, que os utilizou para fornecer coaching comportamental por teleconsulta. Aqueles que apresentaram perda de peso abaixo do ideal em qualquer grupo foram re-randomizados uma vez para qualquer um dos dois níveis de intensificação do tratamento: modesto (adicionando um componente de tecnologia barato – mensagens de apoio) ou vigoroso (adicionando ambas as mensagens mais um componente de tratamento tradicional de perda de peso mais caro – – coaching para quem não recebeu, substituto de refeição para quem já recebeu coaching).

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.