old-patient-suffering-from-parkinson

Você gostaria de diminuir seu risco de demência?

Rate this post
Image by Freepik

A demência, o termo abrangente para um espectro de doenças que afectam a capacidade de uma pessoa recordar detalhes e acontecimentos, processar dados ou tomar decisões racionais, afeta mais de 55 milhões de indivíduos e é responsável por mais de 33% de todas as mortes de adultos a nível mundial.

Embora os recentes avanços na medicina tenham resultado em reduções globais na mortalidade relacionada com doenças cardiovasculares, as tendências na prevalência da demência e na mortalidade associada à demência estão a aumentar de forma alarmante, com mais de 10 milhões de novos casos notificados a cada ano.

O azeite é uma parte fundamental da dieta mediterrânica e é a principal fonte de óleo e gordura nessa dieta. Este óleo é conhecido por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E e polifenóis, compostos ricos em antioxidantes, que por sua vez retardam o início da demência e reduzem o risco da doença de Alzheimer.

No um recente estudo, os investigadores investigaram os efeitos a longo prazo do consumo de azeite numa grande coorte americana para elucidar quaisquer melhorias potenciais nos resultados de mortalidade associados à demência nesta população. Eles examinam ainda como esses resultados mudam com base na qualidade da dieta (adesão à dieta saudável) em conjunto com o consumo regular de azeite.

O estudo foi realizado com 92.383 participantes, 65,6% mulheres com média de idade de 56.4 anos,  de dois estudos de associação de longo prazo pré-existentes – o Nurses’ Health Study I (NHS; a coorte de participantes do sexo feminino) e o Health Professionals Follow-Up Study (HPFS; a coorte de participantes do sexo masculino).

Os dados do estudo foram coletados ao longo de um período de 33 anos gerando um total de 2.183.095 pessoas-ano, entre 1990 e 2023, e consistiram em avaliações bienais dos hábitos de vida e históricos médicos dos participantes.

“Como o alelo da apolipoproteína E ε4 (APOE ε4) tem sido quase onipresentemente implicado no aumento do risco de demência, especialmente para portadores homozigotos, amostras de sangue (ou bucais) de um subconjunto de participantes (N = 27.296) foram coletadas para genotipagem de APOE. Durante 28 anos de acompanhamento, ocorreram 4.751 mortes relacionadas à demência. Indivíduos homozigotos para o alelo da apolipoproteína ε4 (APOE ε4) tinham 5 a 9 vezes mais probabilidade de morrer com demência. As mulheres com lipedema têm uma proteção natural contra isso e não precisam se preocupar com a APOE ε4.” – Analisa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Consumir pelo menos 7 g/d de azeite foi associado a um risco 28% menor de morte relacionada à demência em comparação com nunca ou raramente consumir azeite; os resultados foram consistentes após ajustes adicionais para APOE ε4. 

Nenhuma interação por escores de qualidade da dieta foi encontrada. Em análises de substituição modeladas, a substituição de 5 g/d de margarina e maionese pela quantidade equivalente de azeite foi associada a uma taxa de 8% a 14% menor risco de mortalidade por demência.

O destaque deste estudo é revelar que a ingestão consistente de azeite, quando consumido como parte de uma dieta saudável e equilibrada, pode reduzir substancialmente o risco de mortalidade relacionada com a demência associada à idade, particularmente nas mulheres.

Surpreendentemente, descobriu-se que consumir mais de 7,0 g/d de azeite reduz o risco de demência, mesmo na ausência da dieta mediterrânica, sugerindo a sua capacidade independente de retardar a progressão do declínio cognitivo.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.