Há 1 mês a Top Model Gisele Bundchen revelou em seu Instagram que utiliza um suplemento para aumentar sua capacidade cerebral com aumento de foco, concentração e energia.
Mas será que ela está certa ou é somente mais um post de celebridades falando de algo sobre saúde sem nenhum embasamento científico?
O que é Lion’s mane ou Juba de leão?
O Lion’s Mane é originário de um cogumelo comestível, Hericium erinaceus, e também é um alimento seguro utilizado na Medicina Tradicional Chinesa. O Lion’s Mane consiste principalmente em compostos que conferem efeitos protetores à cognição e são geralmente neuroprotetores, como fenóis, polissacarídeos β-glucanos, esteróis e miconutrientes.
Foi demonstrado que alguns dos diferentes compostos presentes em H. erinaceus previnem e retardam doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson (DP). Os compostos de H. erinaceus também estão associados a efeitos neurotróficos e anticarcinogênicos.
Num artigo recente publicado na revista Nutrients, os investigadores avaliam os efeitos do AmaTea® Max (AMT) e do Nordic Lion’s Mane (LM) na perceção cognitiva subjetiva e no desempenho cognitivo objetivo.
O AMT é feito a partir do extrato de chá Guayusa, que cresce naturalmente em partes da bacia amazônica superior e é geralmente considerado seguro para consumo. AMT consiste em vários outros compostos, incluindo metilxantinas, fenóis, ácidos clorogênicos e terpenóides.
As folhas do chá Guayusa são conhecidas por suas propriedades estimulantes e antioxidantes. O componente de cafeína contido nessas folhas melhora a cognição e o humor, bloqueando os receptores de adenosina em áreas do cérebro ricas em dopamina, o que aumenta o estado de alerta, a atividade e o potencial de processamento do cérebro. Da mesma forma, os ácidos clorogênicos do chá Guayusa melhoram a função executiva e a velocidade psicomotora; no entanto, seu mecanismo de ação não é claro.
Foram incluídas no estudo 40 pessoas entre 18 e 50 anos, sendo 22 mulheres e 18 homens.
Todos os participantes do estudo foram submetidos a três conjuntos de avaliações neuropsicológicas abrangendo tarefas Serial Sevens, Go/No-go e N-Back que avaliaram sua atenção, controle cognitivo e tempo de reação 1hora e 2 horas após a ingesta. Todos os participantes do estudo também foram avaliados com base em escalas visuais analógicas (EVA) e uma escala subjetiva de felicidade (SHS) de quatro itens.
Resultados:
“Esta investigação mediu os benefícios agudos da Guayusa e da Juba de Leão no desempenho neurológico de memória, atenção e tempo de resposta, além da felicidade autopercebida em consumidores de cafeína de nível baixo a moderado. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo a examinar os efeitos da Juba de Leão no desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis. A Gisele Bundchen está certa em consumir. Provavelmente o consumo pode ajudar pessoas com TDAH e também a melhorar a autoimagem nas mulheres com Lipedema.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
A ingestão contínua de Lion’s Mane melhorou a memória de trabalho, a atenção complexa, o tempo de reação e a percepção de felicidade 2h após a ingesta.
Além disso, os efeitos antioxidantes do Lion’s Mane e do AMT podem proporcionar benefícios adicionais à saúde ou melhorias mais consistentes na cognição com o uso crônico.
Sabe-se que a Lion’ s Mane melhora doenças gastrointestinais e modula potencialmente a microbiota intestinal, que influencia o eixo intestino-cérebro e, por sua vez, pode influenciar estados de humor e/ou depressão.
Importante:
Estudos futuros devem utilizar um maior número de participantes e dados de ressonância magnética funcional (fMRI) correlacionados com eletroencefalografia (EEG) para obter insights adicionais sobre as melhorias cognitivas observadas associadas à suplementação de AMT e LM.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment