Image by Freepik

Qual o melhor músculo para o seu joelho?

5/5 - (1 vote)
Image by Freepik

Músculos quadríceps mais fortes, em relação aos isquiotibiais, podem diminuir o risco de substituição total do joelho, de acordo com uma pesquisa apresentada hoje na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA). Os pesquisadores disseram que as descobertas podem informar programas de treinamento de força para pessoas com artrite avançada no joelho.

A osteoartrite avançada do joelho é uma das principais causas de dor e incapacidade em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde 365 milhões de adultos têm osteoartrite sintomática do joelho. Destes, 344 milhões apresentam sintomas moderados ou severos e prevê-se que mais de metade dos diagnosticados sejam eventualmente submetidos a uma cirurgia de prótese total do joelho.

60 % das pessoas com osteoartrite são mulheres e a incidência de osteoartrite de joelho nas mulheres com lipedema é alta!

Embora geralmente se entenda que grupos musculares mais fortes estão associados a uma taxa mais baixa de artroplastia total do joelho, sua importância relativa não está bem estabelecida. De particular interesse é a relação entre os extensores e os isquiotibiais, os dois grupos musculares mais importantes do joelho.

Os extensores, músculos da parte frontal da coxa, comumente chamados de quadríceps, são o grupo muscular mais forte do corpo e têm influência essencial na marcha, outras atividades e na biomecânica. Os músculos ao redor da parte posterior da coxa, conhecidos como isquiotibiais, são responsáveis pela extensão do quadril e flexão do joelho, tornando-os igualmente essenciais para a atividade física.

“O quadríceps é o principal grupo muscular do corpo humano. Quadríceps fortes geram uma saúde global melhor e melhora da cognição cerebral. Agora temos um motivo a mais para fortalecer ele. As mulheres com lipedema devem obrigatoriamente fortalecer o quadríceps agora para evitar uma necessidade de uma prótese de joelho.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Foram estudados 134 participantes da Osteoarthritis Initiative e avaliaram o volume muscular da coxa em. Eles compararam 67 pacientes submetidos à artroplastia total de um único joelho com 67 participantes controle que não haviam sido submetidos à artroplastia do joelho. Os casos e controles foram pareados por variáveis, incluindo idade e sexo.

Os pesquisadores obtiveram ressonância magnética 3T da coxa no momento da cirurgia. Eles também avaliaram os achados de ressonância magnética de dois e quatro anos antes da cirurgia. Eles usaram um modelo de aprendizado profundo previamente treinado para segmentar e calcular volumes dos músculos da coxa.

Comparando os pacientes que fizeram artroplastia total do joelho com o grupo controle, uma maior proporção entre o volume do quadríceps e os isquiotibiais foi significativamente associada a menores chances de artroplastia total do joelho. Volumes maiores de isquiotibiais e grácil, um músculo longo e fino na parte interna da coxa, também foram associados a menores chances de substituição total do joelho.

Os resultados do estudo têm implicações tanto para a interpretação dos exames de imagem quanto para o manejo clínico. Os resultados sugerem que programas de treino que fortaleçam o quadríceps em relação aos isquiotibiais podem ser benéficos.

“Embora presumamos que o volume muscular geral seja importante como um marcador substituto da força muscular, a proporção e, portanto, o equilíbrio, entre os músculos extensores e isquiotibiais pode ser mais importante e significativamente associada a menores chances de substituição total do joelho.” –  Informa.

Embora o estudo tenha se concentrado em pessoas com artrite, as descobertas também podem ajudar a informar o treinamento de força para um segmento mais amplo da população.

Fortaleça suas coxas!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.