plataforma-vibratoria

Plataforma vibratória emagrece?

4.6/5 - (5 votes)

O gasto energético do corpo quando uma pessoa está acordada, em repouso, em estado termo neutro e não realizou exercícios físicos nas últimas 12 horas é conhecido como taxa metabólica de repouso.

A taxa metabólica de repouso é o maior componente do gasto energético total e aumentá-la pode ser de grande importância na redução do excesso de gordura corporal.

Embora a atividade física também aumente a taxa metabólica de repouso, o problema crescente da obesidade e das doenças relacionadas com a obesidade resultou na necessidade de mais métodos para aumentar o gasto energético total.

“A vibração de corpo inteiro é um método com efeitos metabólicos promissores, incluindo melhoria da circulação sanguínea, densidade corporal, força muscular e função do sistema nervoso. Tem sido usado para tratar diversas doenças, como osteoporose, sarcopenia, ataxia, dor lombar crônica, artrite, artrose e até mesmo melhorar a qualidade pós-covid. Ela é uma excelente opção no tratamento do lipedema. A vibração de corpo inteiro também mostrou impactos positivos nas taxas metabólicas de repouso, mas o efeito de sessões repetidas não tinham sido evidenciadas até esta semana.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online)

Em uma recente publicação, pesquisadores conduziram um estudo randomizado e paralelo em homens saudáveis com idades entre 21 e 23 anos distribuídos aleatoriamente em dois grupos – um grupo recebeu vibração de corpo inteiro como intervenção, enquanto o outro grupo recebeu um placebo.

Os participantes incluídos no estudo eram ativos e tinham índices de massa corporal (IMC) normais, mas não praticavam nenhum esporte competitivo.

Foram excluídos do estudo indivíduos obesos ou com sobrepeso, com distúrbios metabólicos ou de ansiedade, ou que faziam uso de medicamentos e estimulantes. Os dados analisados incluíram composição corporal, dieta, taxa metabólica de repouso e níveis de atividade física.

A vibração de corpo inteiro foi realizada cinco vezes por semana durante duas semanas em um laboratório de terapia vibratória onde as condições ambientais foram mantidas constantes. O tempo de vibração foi de 29 minutos.

O DXA foi utilizado para medir massa corporal, massa gorda, massa livre de gordura e percentual de gordura corporal. As medidas de altura corporal também foram registradas para cálculo do IMC.

Em jejum, a taxa metabólica de repouso foi calculada todas as manhãs no mesmo horário, com instruções claras dadas a todos os participantes para se prepararem para a medição da taxa metabólica. Os participantes foram obrigados a evitar exercícios três dias antes da medição e a não consumir estimulantes como cafeína ou nicotina.

Eles foram instruídos a não fazer alterações em sua atividade física ou dieta durante o estudo e a permanecerem adequadamente hidratados. Calorimetria indireta usando um ergoespirômetro foi usada para medir a taxa metabólica de repouso.

Os resultados indicaram que os participantes do grupo de vibração de corpo inteiro tiveram um consumo de oxigênio em repouso e uma taxa metabólica de repouso significativamente maior após a intervenção, em comparação com o grupo de controle.

Acredita-se que a vibração local afete a função gastrointestinal e impacte indiretamente o efeito térmico dos alimentos, que inclui a energia investida na mastigação, deglutição, digestão e absorção de alimentos e nutrientes.

Outros estudos relataram um aumento de quase 15,6% na taxa metabólica associada à estimulação simpática do trato gastrointestinal, e sabe-se que as vibrações de todo o corpo melhoram a função gastrointestinal.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.