medium-shot-happy-women-posing-together_23-2148880365

Obesidade é genético?

Rate this post
Image by Freepik

A obesidade é um grande problema de saúde pública. Nos últimos 40 anos nenhum país no mundo não apresentou ganho de peso. A obesidade é um fator de risco significativo para outras doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e câncer, mas as razões genéticas pelas quais algumas pessoas são mais propensas ao ganho de peso não são completamente compreendidas.

Um recente estudo de da Universidade de Cambridge identificou variantes genéticas em dois genes que têm alguns dos maiores impactos no risco de obesidade descobertos até à data.

A descoberta de variantes raras nos genes BSN e APBA1 são alguns dos primeiros genes relacionados com a obesidade identificados para os quais o risco aumentado de obesidade não é observado até a idade adulta.

Pesquisas anteriores identificaram diversas variantes genéticas associadas à obesidade que conferem grandes efeitos desde a infância, agindo através da via leptina-melanocortina no cérebro, que desempenha um papel fundamental na regulação do apetite.

No entanto, embora tanto o BSN como o APBA1 codifiquem proteínas encontradas no cérebro, não se sabe atualmente que estejam envolvidos na via da leptina-melanocortina. Além disso, ao contrário dos genes da obesidade identificados anteriormente, as variantes do BSN e do APBA1 não estão associadas à obesidade infantil.

Isto levou os investigadores a acreditar que podem ter descoberto um novo mecanismo biológico para a obesidade, diferente daqueles que já conhecemos para variantes genéticas da obesidade previamente identificadas.

“Com base em pesquisas publicadas e estudos laboratoriais relatados neste artigo, que indicam que o BSN e o APBA1 desempenham um papel na transmissão de sinais entre as células cerebrais, os pesquisadores sugerem que a neurodegeneração relacionada à idade pode estar afetando o controle do apetite. Esse é um mecanismo totalmente diferente de ganho de peso. Cada vez mais entendemos que obesidade não é falta de força de vontade. Infelizmente a população mundial está envelhecendo muito mal e precisamos mudar isso drasticamente. Somente as mulheres com lipedema apresentam proteção contra a obesidade mas pagam um preço muito alto enquanto estão inflamadas.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Os pesquisadores usaram o UK Biobank e outros dados para realizar o sequenciamento completo do exoma do índice de massa corporal (IMC) em 500.000 indivíduos.

Eles descobriram que variantes genéticas no gene BSN, também conhecido como Fagote, podem aumentar o risco de obesidade severa em até seis vezes e também foram associadas a um risco aumentado de doença hepática gordurosa não alcoólica e de diabetes tipo 2.

Descobriu-se que as variantes do gene Bassoon afetam 1 em cada 6.500 adultos, podendo afetar cerca de 10.000 pessoas no Reino Unido.

Eles identificaram dois genes com variantes que têm o impacto mais profundo no risco de obesidade ao nível populacional já observado, mas talvez o mais importante é que a variação no fagote está ligada ao início na idade adulta e não à obesidade infantil. As descobertas dão uma nova apreciação da relação entre genética, neurodesenvolvimento e obesidade e isso pode ajudar no desenvolvimento de novas medicações.

No entanto, é fundamental as pessoas entenderem que temos de mudar o estilo de vida da população de forma drástica, pois estamos entrando em um caminho sem retorno que irá sacrificar a saúde de uma geração inteira.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.