Thoughtful little boy with book in the classroom

No mês de conscientização sobre obesidade devemos olhar mais para os alunos em idade escolar

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A saúde afeta a capacidade de aprendizagem dos alunos. Os líderes do Boeing Center for Children’s Wellness (MUSC BCCW) acreditam que as lições sobre vida saudável podem fazer parte da experiência escolar de todos os alunos.

Em um estudo recente publicado no Journal of School Health, uma equipe de pesquisa comparou o índice de massa corporal (IMC) médio do aluno em escolas participantes e não participantes do MUSC BCCW. A equipe usou dados de IMC do projeto SC FitnessGram, um programa estadual para coletar e rastrear dados de saúde e condicionamento físico de alunos em escolas públicas.

As escolas participantes da iniciativa viram o IMC médio de seus alunos diminuir significativamente ao longo do tempo, independentemente do tipo de escola. O IMC médio dos alunos nas escolas que usaram mais ferramentas e programas de bem-estar foi até 15% menor do que nas escolas que usaram menos.

Crianças mais saudáveis são melhores alunos, e melhores alunos realmente vivem vidas adultas mais saudáveis. O nosso corpo sempre vai dar para nós o que solicitamos dele. A expressão da epigenética se inicia intra-útero e continua nas fases iniciais da vida. Pequenas mudanças causam grandes impactos ao longo do tempo. Hoje temos visto um padrão crescente de má alimentação e sedentarismo gerando uma pandemia de obesidade, ansiedade e depressão. Projetar um plano de bem-estar para uma escola é mais do que necessário. As crianças passam a maior parte do dia, cinco dias por semana, na escola, comendo, aprendendo e brincando.” – Enfatisa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Implementando a iniciativa de bem-estar escolar

Entre 2014 e 2018, 103 escolas participaram da School-based Wellness Initiative. O programa visa políticas, sistemas e mudanças ambientais, como projetos de jardinagem em toda a escola ou estratégias de redução de estresse em toda a classe, em vez de apenas mudanças individuais.

Para isso, a iniciativa utiliza o School Wellness Checklist (SWC). O SWC apresenta sete categorias de estratégias baseadas em evidências que as escolas podem usar para promover uma cultura de bem-estar que inclui introdução, nutrição, atividade física, bem-estar socioemocional, cultura de bem-estar, bem-estar da equipe e sustentabilidade. As escolas podem escolher quais itens do SWC funcionam melhor para elas e recebem pontos com base em quantos usam. Um dos objetivos do estudo é determinar qual dessas sete categorias está mais associada à diminuição média do IMC dos alunos.

Levar a iniciativa para as escolas também garante a equidade do programa, pois os programas escolares atingem todas as crianças, independentemente do acesso médico.

Definindo bem-estar na infância

Nos últimos 40 anos, as taxas de obesidade infantil aumentaram 240%. A obesidade é o estado de ter um IMC maior que 30, e o termo sobrepeso se aplica àqueles com IMC entre 25 e 30. Se nada for mudado a previsão é que em 2035 mais de metade da população do mundo seja obesa.

Cerca de um terço dos alunos do estudo tinha um IMC na categoria de obesos ou com sobrepeso. Como as crianças ainda estão crescendo, seus pesos não podem ser medidos em intervalos predefinidos. Em vez disso, os IMCs pediátricos são agrupados com base na idade e no sexo. Crianças no percentil 85 a 95 de seu grupo são consideradas com sobrepeso, e aquelas acima do percentil 95 são consideradas obesas.

Embora ter um IMC acima do peso ou obeso não seja uma garantia de um resultado negativo para a saúde, as crianças categorizadas como obesas têm quatro vezes mais chances de serem diagnosticadas com diabetes aos 25 anos.

Os IMCs médios diminuíram nas escolas que participaram da iniciativa e subiram nas escolas que não participaram. Além disso, em escolas que participaram por dois anos ou mais, uma pontuação mais alta de SWC foi associada a maiores reduções de IMC.

A vantagem desse tipo de abordagem é a eficiência, baixo custo e facilidade de ser implementada em área urbana ou rural.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

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