O maior medo das pessoas em relação ao consumo de whey protein é se elas irão ganhar peso ou poderão ter perda da função renal.
A proteína do soro do leite tem diversos benefícios. Vamos aos fatos baseados em evidências sobre o whey protein.
Leia também: 5 beneficios da whey protein que você nem imaginava
Whey Protein Melhora a Saciedade e Pode Promover a Perda de Peso
É sabido que a proteína pode ajudar na perda de peso, pois é de longe o macronutriente mais saciante.
A proteína pode aumentar o gasto de energia em 80 a 100 calorias por dia e fazer com que as pessoas comam automaticamente até 441 calorias a menos por dia.
Em um estudo, comer 25% das calorias diárias em proteínas reduziu os desejos em 60% e reduziu pela metade o desejo de lanches tardios.
Essas propriedades o tornam particularmente útil para quem precisa comer menos calorias e perder peso.
“Saciedade é um termo usado para descrever a sensação de plenitude que experimentamos após comer uma refeição. É o oposto do apetite e da fome e deve suprimir os desejos de comida e o desejo de comer. Metade das mulheres com lipedema tem distúrbio alimentar e não come proteínas! Alguns alimentos saciam mais do que outros, um efeito que depende em parte da composição de macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras). A proteína é de longe o mais satisfatório dos três macronutrientes. No entanto, nem todas as proteínas têm o mesmo efeito na saciedade. A proteína de soro de leite parece ser mais saciante do que outros tipos de proteína, como caseína e soja.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Tomar whey protein é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de proteínas, o que deve trazer grandes benefícios para a perda de peso.
Estudos demonstraram que a substituição de outras fontes de calorias por proteína de soro de leite, combinada com levantamento de peso, pode causar perda de peso de cerca de 3,5 kg, ao mesmo tempo em que aumenta a massa muscular magra.
Se você está tentando perder peso, um suplemento de proteína de soro de leite pode ajudá-la a perder peso e manter seus músculos.
Whey protein pode ser benéfico para doenças inflamatórias intestinais
A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição caracterizada por inflamação crônica no revestimento do trato digestivo.
Tanto em roedores quanto em humanos, descobriu-se que a suplementação de proteína de soro de leite tem efeitos benéficos na DII.
No entanto, as evidências disponíveis são fracas e mais estudos são necessários antes que qualquer afirmação forte possa ser feita.
Whey protein pode ter efeitos benéficos sobre as gorduras do sangue
O colesterol alto, especialmente o colesterol LDL (ruim), é um fator de risco para doenças cardíacas.
Em um estudo em indivíduos com sobrepeso, 65 gramas de proteína de soro de leite por dia, durante 12 semanas, levaram a uma redução significativa no colesterol total e LDL.
Outros estudos não encontraram efeitos semelhantes no colesterol no sangue.
A falta de efeito pode ser devido a diferenças no desenho do estudo. Em última análise, mais estudos são necessários antes que qualquer conclusão possa ser feita.
Whey protein pode aumentar as defesas antioxidantes do corpo
Antioxidantes são substâncias que agem contra a oxidação no organismo. Isso significa que eles reduzem o estresse oxidativo e diminuem o risco de várias doenças crônicas.
Um dos antioxidantes mais importantes em humanos é a glutationa. Ao contrário da maioria dos antioxidantes, que você obtém de sua dieta, a glutationa é produzida pelo seu corpo.
No corpo, a produção de glutationa depende do fornecimento de vários aminoácidos, como a cisteína, que às vezes é de suprimento limitado.
Por esse motivo, alimentos com alto teor de cisteína, como proteína de soro de leite, podem aumentar as defesas antioxidantes naturais do corpo.
Vários estudos em humanos e roedores descobriram que as proteínas do soro podem reduzir o estresse oxidativo e aumentar os níveis de glutationa.
O consumo moderado de suplementos de proteína de soro de leite é bem tolerado pela maioria das pessoas, com algumas exceções.
Se você é intolerante à lactose, o hidrolisado ou isolado de proteína de soro de leite pode ser mais adequado do que o concentrado. Se você já teve problemas hepáticos ou renais, consulte um médico antes de tomar um suplemento de proteína.
No final do dia, a proteína de soro de leite não é apenas uma maneira conveniente de aumentar sua ingestão de proteínas; pode ter alguns benefícios de saúde poderosos também.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment