world-cancer-day-awareness_23-2151194623-jpg-826×463-

HPV e Câncer de Tireoide

Rate this post
Image by Freepik

Quando falamos em HPV todos pensam e relacionam com câncer de colo de útero.

No entanto, em um estudo recente publicado no grupo Nature, os investigadores utilizaram um estudo nacional de caso-controlo de residentes de Taiwan para investigar a associação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer da tiróide.

Análises de 3.062 pacientes com câncer de tireoide e 9.186 controles saudáveis revelaram que indivíduos com infecção prévia por HPV tinham mais que o dobro da probabilidade de desenvolver câncer de tireoide do que aqueles sem a infecção!

Esta investigação apresenta a primeira evidência concreta de um agente cancerígeno para o câncer da tiróide, o tumor endócrino mais comum e uma preocupação crescente em todo o mundo.

“O câncer de tireoide refere-se ao crescimento e desenvolvimento de células malignas (cancerosas) na glândula tireoide, uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço. Apesar de ser o câncer endócrino mais comum no mundo atualmente, o câncer de tireoide e especialmente seus agentes causadores permanecem pouco compreendidos. De forma alarmante, a prevalência desta doença potencialmente letal tem aumentado rapidamente. As taxas de incidência de câncer da tiróide mais do que triplicaram nas últimas três décadas, com relatórios atuais revelando que 16.000 novos casos são descobertos anualmente no país, sendo a maioria em mulheres.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A glândula tireoide é um órgão endócrino essencial cujas secreções regulam a respiração normal, a frequência cardíaca, a temperatura corporal (homeostase) e a função do sistema nervoso. As doenças malignas desta glândula, embora tratáveis, podem resultar em perturbações graves nestas funções corporais, deixando os sobreviventes com comorbidades para o resto da vida. Apesar da intensa investigação recente destinada a desvendar as causas subjacentes do câncer da tiróide, um agente cancerígeno definitivo permanece indefinido.

O consenso clínico e científico atual é que o câncer de tireoide surge devido a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus sexualmente transmissível e a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum em todo o mundo. Apesar da existência de inúmeras vacinas contra o HPV, estima-se que 43 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus só em 2018. Embora as infecções graves por HPV resultem no desenvolvimento de verrugas e cicatrizes ao redor da boca e áreas genitais, o verdadeiro perigo do vírus reside na sua carcinogenicidade – o HPV (incluindo infecções assintomáticas) foi identificado como a causa raiz de numerosos cânceres e estima-se que seja responsável por 3% dos cânceres femininos e 2% dos masculinos em todo o mundo.

Um novo estudo publicado no The Lancet Global Health mostrou que quase 1 em cada 3 homens com mais de 15 anos está infectado com pelo menos um tipo genital de papilomavírus humano (HPV), e 1 em cada 5 está infectado com um ou mais dos quais são conhecidos como tipos de HPV de alto risco ou oncogênicos. Estas estimativas mostram que os homens albergam frequentemente infecções genitais por HPV e enfatizam a importância de incorporar os homens nos esforços para controlar a infecção por HPV e reduzir a incidência de doenças relacionadas com o HPV tanto em homens como em mulheres.

Pesquisas recentes identificaram partículas de HPV em nódulos da tireoide (benignos e malignos), mas a associação entre o vírus e o câncer de tireoide permanecia inexplorada.

Conclusões do estudo

O estudo descobriu que pacientes infectados pelo HPV tinham 2,199 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de tireoide posteriormente em comparação com aqueles sem histórico do vírus. Isto sugere uma forte associação entre as duas doenças e apresenta a primeira evidência do HPV como um agente cancerígeno indutor do câncer da tireoide. A correspondência do escore de propensão e as análises estatísticas confirmaram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre casos e controles, fortalecendo o apoio ao HPV como a força motriz por trás da incidência observada de câncer de tireoide.

Apesar do estudo estar restrito a Taiwan, limitando assim a generalização destes resultados, este estudo pode lançar luz sobre o aumento até agora inexplicável de casos de câncer da tireoide em todo o mundo.

Análises multivariadas revelaram que os riscos permanecem estáveis, independentemente da idade ou sexo, embora essa relação seja mais baixas para câncer de tireoide em comparação com outros cânceres induzidos por HPV.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.