winter-vegetarian-vegan-food-cooking-ingredients-ai-generated-image_511042-1831-jpg-900×504-

Azeite extra virgem será a melhor medicação para uma vida saudável?

5/5 - (2 votes)

Todo mundo gostaria de ter uma medicação que diminuísse o risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, demência e morte precoce. No entanto essa medicação não existe mas existe um alimento que pode te fornecer tudo isso: o azeite extra virgem.

Uma nova pesquisa da Universidade de Harvard apresentada no congresso Nutrition mostrou que as pessoas que comem mais de meia colher de sopa por dia têm um risco 28% menor de morrer de demência do que as pessoas que raramente comem.

No novo estudo, os pesquisadores examinaram questionários dietéticos e registros de óbitos de mais de 90.000 americanos ao longo de 30 anos. Ao longo de três décadas, 4.749 pessoas morreram de demência.

Além disso, os pesquisadores descobriram que trocar uma colher de chá de margarina e maionese por azeite por dia estava associado a um risco 8-14% menor de morte relacionada à demência.

Por 6 décadas, desde que o Estudo inicial dos Sete Países chamou a atenção para a Dieta Mediterrânea e seu uso generoso de azeite, os pesquisadores têm examinado os benefícios para a saúde desse fluido dourado. E há muitos.

Um estudo de 2022, abrangendo centenas de milhares de pessoas, descobriu que cada 5 gramas adicionais que você come diariamente – um pouco mais de uma colher de chá – pode reduzir o risco de morte geral em 4%.

O risco de doenças cardiovasculares era 15% menor e o risco de morte em geral era 17% menor quando comparado aos grupos que consumiam pouco ou nenhum azeite.

“O azeite extra virgem é rico em polifenóis, um poderoso grupo de antioxidantes que combatem a inflamação. A inflamação é a base de qualquer doença crônica, inclusive no lipedema. Portanto, se olharmos para a inflamação como base, podemos ver que o azeite pode ajudar na redução de muitas condições diferentes. Não precisamos virar gregos que consomem 2L de azeite por dia mas precisamos incorporar este alimento no dia a dia assim como a cúrcuma. O futuro da medicina está na prevenção e não no tratamento das doenças.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Mais benefícios

Embora os efeitos do azeite de oliva na saúde cardiovascular e cerebral tenham recebido mais atenção, os pesquisadores descobriram vários outros benefícios:

  • Câncer: uma análise de 45 estudos descobriu que as pessoas que consumiam mais azeite extra-virgem tinham um risco de câncer 31% menor do que aquelas que consumiam menos.
  • Diabetes: A pesquisa mostrou que comer azeite extra-virgem pode diminuir o açúcar no sangue em jejum e a resistência à insulina. Um estudo descobriu que comer 25 gramas por dia (pouco menos de duas colheres de sopa) reduz o risco de diabetes tipo 2 em 22%.
  • Alívio da dor: o oleocanthal, um polifenol encontrado no azeite de oliva extravirgem, possui qualidades anti-inflamatórias semelhantes ao ibuprofeno.
  • Cuidados com a pele: a pesquisa é menos clara aqui – ninguém provou que o azeite pode curar a acne, por exemplo – mas essas celebridades podem estar no caminho certo. Os compostos fenólicos do azeite de oliva têm qualidades antioxidantes mais altas do que a vitamina E, que há muito é usada no cuidado da pele, e seus efeitos antiinflamatórios também parecem ajudar.
  • Saúde intestinal: os pesquisadores estão apenas começando aqui, mas os resultados são promissores.

Para adicionar mais azeite à sua dieta, você pode usá-lo como base para cozinhar e como ingrediente em molhos e molhos para salada

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.