woman-doing-yoga-indoors_23-2150847929-jpg-740×494-

Atividade física beneficia mais homens ou mulheres?

Rate this post
Image by Freepik

Todo mundo sabe que fazer atividade física beneficia saúde global como um todo.

Mas será que existe alguma diferença entre homens e mulheres?

Um recente grande estudo descobriu que mulheres que passam a mesma quantidade de tempo em uma esteira, jogando tênis ou apenas fazendo uma caminhada rápida obtêm mais benefícios do exercício que salvam vidas do que os homens.

As descobertas sugerem que as atuais recomendações de de atividade física por tempo e modalidade podem estar incorretas pois não levam em conta o sexo da pessoa.

“O estudo, publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology, foi feito com 412.413 adultos com uma média de idade de 44 anos e 55% destes eram mulheres. Com análise dos dados de mortalidade de 1997 a 2019 com um total de 4.911.178 pessoas anos de seguimento. Eles descobriram que o exercício pode reduzir o risco de morte precoce das mulheres em até 24%, enquanto os homens que se exercitaram durante o mesmo período de tempo reduziram o risco apenas em 15%. No mundo agitado de hoje em que muitas mulheres são a fonte de renda da família, elas não precisam se sentir culpadas por não conseguir fazer atividade física 5x na semana.” – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

As reduções de risco foram semelhantes quando os investigadores analisaram apenas as mortes resultantes de problemas cardíacos ou dos vasos sanguíneos, que incluem as principais causas de mortes, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Mas, o benefício do exercício para as mulheres foi maior do que para os homens, com o exercício regular reduzindo o risco de ataque cardíaco fatal, acidente vascular cerebral ou outro evento cardíaco em 36% para as mulheres, mas em apenas 14% para os homens.

Os benefícios variaram com base na intensidade e nos minutos semanais de atividade física, mas as mulheres sempre experimentaram maior proteção do que os homens, independentemente do tipo, intensidade ou duração do exercício:

  • O benefício máximo das mulheres com exercícios moderados, como caminhada rápida ou jardinagem, atingiu 300 minutos por semana, com uma redução de 24% no risco de morte precoce.
  • Exercícios vigorosos, como correr ou nadar, reduziram o risco de morte precoce em 19% nos homens com base em 110 minutos por semana, enquanto as mulheres reduziram o risco em 19% com 57 minutos semanais (e apenas 13 minutos vigorosos adicionais elevaram a proteção para 24%).
  • As mulheres também experimentaram maiores reduções do que os homens no risco de morte precoce devido a exercícios regulares de fortalecimento muscular.

As descobertas carecem de alguma certeza porque o exercício foi auto-relatado numa pesquisa e não confirmado por dados de pessoas que usavam dispositivos de monitorização de fitness.

No entanto, este estudo é o primeiro a chamar a atenção para as lacunas científicas no conhecimento sobre as diferenças baseadas no sexo quando se trata de exercício.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.