female-employee-genetic-laboratory-holds-dna-spiral-inviting-take-analysis-genome-research_198530-4392

A sua genética é importante?

Rate this post

As pessoas gostam de considerar que a genética é uma sentença, mas não é!

O que você faz impacta muito mais na forma que seu corpo vai comportar. E isso não vai impactar apenas em você, mas nos seus filhos e seus netos!!!

Image by Freepik

Isso chama epigenética!

Sem alterar o código genético do DNA, as modificações epigenéticas podem alterar a forma como os genes são expressos, afetando a saúde e o desenvolvimento de um organismo. A ideia outrora radical de que tais alterações na expressão genética podem ser herdadas tem agora um conjunto crescente de evidências por trás dela, mas os mecanismos envolvidos permanecem pouco compreendidos.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da UC Santa Cruz mostra como um tipo comum de modificação epigenética pode ser transmitido através do esperma, não apenas dos pais para os filhos, mas também para a próxima geração!

Isto é chamado de “herança epigenética transgeracional” e pode explicar como a saúde e o desenvolvimento de uma pessoa podem ser influenciados pelas experiências de seus pais e avós.

O estudo concentrou-se numa modificação específica de uma proteína histona que altera a forma como o DNA é empacotado nos cromossomos.

Esta marca epigenética amplamente estudada (chamada H3K27me3) é conhecida por desligar ou “reprimir” os genes afetados e é encontrada em todos os animais multicelulares – desde humanos até o verme nematóide C. elegans usado neste estudo.

“Esses resultados estabelecem uma relação de causa e efeito entre as marcas de histonas transmitidas pelos espermatozoides e a expressão genética e o desenvolvimento na prole e na próxima prole. Ou seja, os netos. As histonas são as principais proteínas envolvidas no empacotamento do DNA nos cromossomos. O que fazemos durante a vida antes da fecundidade impacta muito mais nas próximas gerações do que a nossa genética. As pessoas deveriam se cuidar muito mais se quiserem ter filhos e netos saudáveis.” – Explica e aconselha o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A marca epigenética conhecida como H3K27me3 refere-se à metilação de um aminoácido específico na histona H3. Isso faz com que o DNA fique mais densamente empacotado, tornando os genes daquela região menos acessíveis para ativação.

O novo estudo envolveu a remoção seletiva dessa marca de histonas dos cromossomos dos espermatozoides de C. elegans, que foram então usados para fertilizar óvulos com cromossomos totalmente marcados.

Na descendência resultante, os investigadores observaram padrões anormais de expressão genética, com genes nos cromossomas paternos (herdados do esperma) ativados ou “regulados positivamente” na ausência da marca epigenética repressiva.

Isso fez com que os tecidos ativassem genes que normalmente não expressariam.

Por exemplo, o tecido germinativo (que produz óvulos e espermatozoides) ativou genes normalmente expressos em neurônios.

“Em todos os tecidos que analisados, os genes foram expressos de forma aberrante, mas diferentes genes foram encontrados em diferentes tecidos, demonstrando que o contexto do tecido determinou quais genes foram regulados positivamente.“ – Analisa.

A análise dos cromossomos no tecido germinativo da prole revelou que os genes regulados positivamente ainda não possuíam a marca repressiva de histonas, enquanto a marca havia sido restaurada nos genes que não foram regulados positivamente.

Na linha germinativa da prole, alguns genes foram ativados de forma aberrante e permaneceram no estado sem a marca repressiva, enquanto o resto do genoma recuperou a marca, e esse padrão foi passado para a prole.

Se este padrão de empacotamento do DNA for mantido na linha germinativa, ele poderá ser potencialmente transmitido por numerosas gerações.

Na prole, os pesquisadores observaram uma série de efeitos no desenvolvimento, incluindo alguns vermes que eram completamente estéreis.

 

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.