Não é apenas o cheiro. Os óleos essenciais podem ajudar na sua saúde e melhorar o lipedema.
Um cheiro de baunilha ou lavanda pode trazer lembranças agradáveis da infância.
Todavia, os aromáticos podem fazer mais do que trazer boas lembranças. Estudos científicos mostram que a aromaterapia – inalando ou absorvendo extratos de plantas aromáticas – também podem ajudar a acalmar a mente e aliviar a dor.
Os óleos essenciais são extratos vegetais concentrados.
É preciso uma quantidade enorme de material vegetal para produzir óleos essenciais, o que pode tornar alguns deles caros.
Por exemplo:
Cerca de 250 g de flor de lavanda fazem 1 g de óleo essencial de lavanda.
Cerca de 5.000 g de pétalas de rosa ou erva-cidreira fazem 1 g de óleo essencial de rosa ou erva-cidreira.
“ Cheirar perfume, purificador de ar ou velas perfumadas não é aromaterapia. A aromaterapia verdadeira utiliza extratos de folhas, hastes e outras partes de ervas aromáticas. Esses extratos, chamados de óleos essenciais, contêm a essência da erva em forma concentrada com seus componentes químicos. São estes componentes químicos que ao penetrarem a pele ou mucosa do nariz e pulmão irão fazer efeito. A aromaterapia vem da China antiga, Egito e já era utilizada por Hippocrates, o Pai da Medicina. Chegou a ficar um tempo em desuso, mas está se tornando mais popular hoje como uma terapia para complementar o tratamento médico padrão.
Benefícios dos óleos essenciais
Estudos mostraram que os óleos essenciais podem ajudar:
- Melhorar o humor;
- Redução do estresse e aumento da atenção;
- Melhorar o sono;
- Redução da ansiedade e da dor;
- Redução da inflamação;
- Aliviar dor de cabeça.
Aqui estão alguns óleos essenciais comuns e seus benefícios:
Óleo de lavanda
Sem dúvida essencial para os dias de hoje pós 2 anos de pandemia.
Tente adicioná-lo a um banho ou difusor como aromaterapia, adicionar à água para fazer um spray de quarto ou spray corporal ou combinar com um óleo base para fazer óleo corporal.
A lavanda pode ajudar com o estresse, a dor e o sono.
Óleo de olíbano
Conhecido como o “rei dos óleos”, o olíbano pode ajudar na inflamação, no humor e no sono. Estudos mostraram que também pode melhorar a asma e prevenir doenças nas gengivas.
O óleo de olíbano tem um aroma amadeirado e picante e pode ser usado como aromaterapia e pode ser encontrado em cremes para a pele. Certifique-se de diluir o óleo antes de aplicá-lo na pele.
Óleo de hortelã
O óleo de hortelã é conhecido por:
- Ser um anti-inflamatório, antifúngico e antimicrobiano;
- Aliviar dores de cabeça;
- Combate a fadiga;
- Eleva o humor;
- Reduz os espasmos intestinais;
- Auxilia a digestão;
- auxilia a memória.
Óleo de eucalipto
O eucalipto é um ótimo óleo essencial para ter à mão durante a estação fria. Ele acalma o nariz entupido, abrindo as passagens nasais para que você possa respirar mais facilmente.
Tome precauções ao usar o óleo de eucalipto, certificando-se de diluí-lo antes de aplicar topicamente. Não deve ser ingerido e pode ter efeitos colaterais perigosos em crianças e animais de estimação.
Óleo de limão
Extraído da casca do limão, o óleo de limão pode ser difundido no ar ou aplicado topicamente na pele com um óleo transportador.
O óleo de limão é conhecido por:
- Reduzir a ansiedade e a depressão.
- Reduza a dor.
- Aliviar náuseas.
Um estudo também afirma que a aromaterapia de óleos essenciais como o óleo de limão pode melhorar a função cognitiva de pessoas com doença de Alzheimer.
Óleo de capim-limão
O óleo de capim-limão tem um forte aroma cítrico e é conhecido por ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.
Óleo de alecrim
Você provavelmente já usou alecrim para dar sabor a algumas de suas receitas. Mas o uso de óleo de alecrim também tem alguns benefícios adicionais, como melhorar a função cerebral, promover o crescimento do cabelo, reduzir a dor e o estresse, melhorar o humor e reduzir a inflamação das articulações.
O óleo de alecrim é seguro para uso em aromaterapia e topicamente na pele com um óleo transportador.
Como usar um óleo essencial
Difunda-os
Você pode difundir óleos essenciais, que é um tipo de aromaterapia.
É uma ótima maneira de mudar seu humor rapidamente. Ao inspirar, o aroma do óleo estimula imediatamente o sistema nervoso central, desencadeando uma resposta emocional. Pode reduzir a ansiedade e a resposta ao estresse rapidamente.
Misture óleos essenciais e água em um difusor de óleos essenciais. Um difusor é um dispositivo que dispersa pequenas partículas de óleo ao redor da sala para que você possa inspirá-las. Siga as instruções do seu difusor para obter a proporção correta de óleo para água.
Evite o contato direto com o óleo essencial e dilua-o primeiro.
Outros métodos de aromaterapia incluem:
À moda antiga. Respire profundamente o aroma depois de abrir a frasco.
Evaporação a seco. Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma bola de algodão e sinta o aroma enquanto se dispersa.
Inalação de vapor. Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma tigela de água quente. Coloque a cabeça sobre a tigela, uma toalha sobre a cabeça e respire o vapor.
O Dr Daniel Benitti complementa: “Deve-se sempre lembrar que os óleos essenciais são originados das plantas e por isso podem causar reação alérgica. Pessoas com alergia conhecida não devem utilizar. Eles estão aqui para complementar o tratamento médico e não substituir.”
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment