front-view-young-female-flower-designed-shirt-blue-jeans-just-posing-pink-background_140725-27408-jpg-740×493-

Você perde urina? Temos uma nova opção de tratamento

Rate this post
Image by Freepik

A incontinência urinária de esforço (IUE), definida como perdas durante o esforço, espirros ou tosse, é um problema clínico comum, especialmente em mulheres. Os tratamentos recomendados incluem treinamento muscular do assoalho pélvico  e cirurgia (procedimento de sling uretral).

Atualmente, as opções de medicamentos para são limitadas.

A duloxetina é uma medicação utilizada, mas apresenta efeitos adversos, incluindo o risco de náuseas que levam os pacientes a interromper o tratamento.

A TAS-303 é uma classe diferente de medicamento – um inibidor altamente seletivo da recaptação de noradrenalina – que demonstrou aumentar as pressões dentro da uretra, diminuindo potencialmente o vazamento da bexiga. Por ser altamente seletivo para o sistema nervoso periférico e não afetar a recaptação da serotonina, o TAS-303 pode evitar os efeitos adversos associados à duloxetina.

Em um recente estudo, 231 mulheres com sintomas de IUE foram aleatoriamente designadas para tratamento com TAS-303 ou pílulas placebo inativas.

No endpoint primário, alteração percentual desde o início até a semana 12 na frequência média de episódios de IUE por 24 horas, as pacientes designados para o TAS-303 tiveram uma redução significativa. Na análise considerando outras características do paciente a frequência de episódios de IUE diminuiu cerca de 58% com o TAS-303, em comparação com 47% no grupo placebo. A frequência de episódios de IUE diminuiu pelo menos pela metade em 65% das pacientes no grupo TAS-303 versus 53% no grupo placebo.

“O que mais me chamou atenção no estudo foi o alto resultado do efeito placebo. As pessoas subestimam muito o efeito placebo ou o poder de indução de tratamento. Praticamente metade das pessoas que não tomaram nada sentiram melhora dos sintomas. Cada vez mais vejo pessoas tomando mais medicações, em doses cada vez mais altas, com diversos efeitos colaterais e muitas não precisam. Quando as pessoas apreendem a controlar o poder da própria mente, elas mudam muita coisa na sua vida. Enxergar o lipedema como algo positivo, por exemplo, muda a forma que a mulher enxerga a própria vida.” – Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

A redução na frequência dos episódios com o TAS-303 foi mais acentuada em pacientes com IUE mais grave (dois ou mais episódios por dia). A melhora também pareceu maior em pacientes com 60 anos ou mais.

Os benefícios apareceram quatro semanas após o tratamento e continuaram por pelo menos 12 semanas. Os pesquisadores sugerem que a combinação do TAS-303 com treinamento do assoalho pélvico pode permitir uma melhora mais rápida.

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico demoram em média 3 meses para mostrarem efeito, mas geram resultados para o resto da vida se mantida a atividade.

O TAS-303 também mostrou melhora na quantidade de incontinência urinária e na qualidade de vida relacionada à saúde.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.