Será que tem alguma importância responder sim para estas duas perguntas?
Milhões de cirurgias são realizadas no mundo anualmente. Infelizmente, complicações podem ocorrer, principalmente em cirurgias de grande porte. Mas seria possível realizar alguma medida que poderia diminuir os riscos de complicações cirúrgicas?
A resposta é sim!
Um programa curto de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) antes da cirurgia pode ajudar substancialmente na recuperação.
Um recente estudo revisou e analisou 12 estudos, incluindo 832 pacientes que realizaram treinamento intervalado de alta intensidade pré-operatório. Esse treinamento envolve intervalos aeróbicos repetidos de alta intensidade em cerca de 80% da freqüência cardíaca máxima, seguidos de recuperação ativa.
O estudo incluiu todos os tipos de cirurgias de grande porte, aquelas com duração prevista de mais de duas horas ou com perda de sangue prevista superior a 500ml, e incluiu cirurgias abdominais de grande porte, hepáticas, pulmonares, colorretais, urológicas e mistas. . A idade média dos participantes do grupo de intervenção foi de 66 anos e 67 anos no grupo de controle.
O resultado mais significativo foi a mudança na aptidão cardiorrespiratória (ACR) – uma medida de quão bem o corpo absorve oxigênio e o entrega aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício.
“Os resultados combinados sugerem que o HIIT aumenta a aptidão cardiorrespiratória em 2,39 ml/min/kg. Isto não é apenas significativamente diferente do tratamento cirúrgico padrão, mas também é clinicamente relevante: sabemos que este nível de aumento está associado a um menor risco de resultados pós-operatórios adversos”. – Informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Geralmente, complicações pós-operatórias ocorrem em cerca de 30% dos pacientes, ou até 50% nos pacientes frágeis. No estudo, aqueles que realizaram treinamento intervalado de alta intensidade antes da cirurgia mostraram uma redução consistente nas complicações pós-operatórias, como complicações cardíacas, pneumonia e problemas intestinais pós-operatórios em 56%
“Eles descobriram que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é seguro e eficaz para pacientes cirúrgicos. Um programa HIIT pode melhorar significativamente o condicionamento físico da paciente dentro de quatro a seis semanas, e isso reduz as complicações pós-operatórias e o tempo de internação. Isso faz diferença para qualquer cirurgia, inclusive as lipoaspirações nas pacientes com lipedema.” – Avisa.
Todas essas descobertas sugerem que um período, mesmo que breve, de quatro semanas de treinamento intervalado de alta intensidade pré-operatório pode melhorar substancialmente os resultados dos pacientes e trazer consigo benefícios robustos para todas as populações de pacientes, independente da cirurgia.
O próximo passo é descobrir como implementar tais programas.
O financiamento e estímulo desses programas pode economizar dinheiro a longo prazo, reduzindo o custo da internação hospitalar e das complicações cirúrgicas.
Nunca é tarde para melhorar o condicionamento físico, e isso pode realmente fazer a diferença nos resultados de saúde no contexto cirúrgico.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment