mulher-na-menopausa-testosterona-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas (3)

Não inicie a reposição hormonal na menopausa!

Rate this post

A menopausa pode afetar as mulheres física e emocionalmente devido à queda nos níveis de estrogênio. Para algumas, a terapia hormonal tem se mostrado valiosa no controle dos sintomas incômodos da menopausa. Um novo estudo sugere que o momento em que a mulher inicia o uso dos hormônios faz uma grande diferença nos resultados de saúde a longo prazo. Os resultados foram apresentados no Encontro Anual de 2025 da The Menopause Society, em Orlando, de 21 a 25 de outubro.

Uma grande porcentagem de mulheres apresenta algum tipo de sintoma da menopausa, sendo as ondas de calor o mais comum. Muitas começam a sentir esses sintomas ainda na perimenopausa — o período de transição antes da última menstruação — que pode durar vários anos, durante os quais os níveis de estrogênio flutuam e diminuem.

A terapia com estrogênio tem se mostrado uma das formas mais eficazes e geralmente seguras de lidar com os sintomas da menopausa. No entanto, ainda há pouca informação sobre o impacto de iniciar essa terapia durante a perimenopausa em relação aos desfechos de saúde a longo prazo. Uma nova análise retrospectiva de coorte, baseada em mais de 120 milhões de registros de pacientes, buscou comparar os efeitos do início da terapia estrogênica durante a perimenopausa, após a menopausa ou a ausência de uso. O estudo avaliou especificamente o risco de câncer de mama, infarto e AVC associado à terapia com estrogênio.

Os resultados mostraram que mulheres na perimenopausa que usaram estrogênio por pelo menos 10 anos antes da menopausa tiveram chances significativamente menores — cerca de 60% — de desenvolver câncer de mama, infarto e AVC, em comparação com os outros dois grupos. Mulheres que começaram a terapia após a menopausa apresentaram risco ligeiramente menor de câncer de mama e infarto do que aquelas que nunca usaram hormônios. No entanto, tiveram uma probabilidade 4,9% maior de sofrer um AVC em relação ao grupo que não fez terapia hormonal.

Esses achados destacam o potencial benefício de iniciar precocemente a terapia estrogênica durante a perimenopausa para reduzir riscos e otimizar os resultados de saúde a longo prazo.

“A apresentação teve o título “The Timing of Estrogen Therapy: Perimenopausal Benefits and Postmenopausal Risks” e provavelmente este será o título do artigo dos pesquisadores de Cleveland.  Há muito tempo existe um debate sobre se e quando a terapia com estrogênio deve começar, então esperamos que o uso de dados de prontuários eletrônicos em larga escala ajude a esclarecer essa questão.” –  Comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online)

Pesquisas clínicas adicionais ainda são necessárias para confirmar esses resultados e investigar os efeitos a longo prazo da terapia estrogênica em diferentes estágios da menopausa.

Os resultados deste estudo sugerem menor risco e potencialmente maior benefício da terapia à base de estrogênio quando iniciada na perimenopausa. Embora o desenho observacional do estudo esteja sujeito a vieses conhecidos, como o ‘viés do usuário saudável’, esses achados podem abrir caminho para novas pesquisas sobre os riscos e benefícios da terapia hormonal quando iniciada mais cedo na transição menopausal.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.