Atomoxetina é um medicamento oral que os médicos podem prescrever para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que acabou de ser disponibilizada a venda no Brasil.
O TDAH é um distúrbio comportamental que envolve hiperatividade, desatenção ou impulsividade. Pessoas com TDAH podem achar difícil ficar paradas, concentrar-se por longos períodos, lembrar de tudo o que precisam fazer ou controlar seu comportamento.
Embora comum em crianças, o TDAH geralmente continua na adolescência e na idade adulta. Estima-se que 8,1% dos adultos com idades entre 18 e 44 anos desenvolverão TDAH em algum momento da vida.
As opções de tratamento do TDAH incluem medicamentos e terapia comportamental.
“Nosso estudo brasileiro evidenciou uma prevalência alta de TDAH nas mulheres com lipedema. A terapia comportamental deve ser feita por todas as pessoas, mas algumas precisam de medicação que vai ajudar na qualidade de vida e aderência ao tratamento. Antes tínhamos apenas a opção de psicoestimulantes. Esta nova classe medicamentosa vai ajudar bastante as mulheres com lipedema que tem tdah e não se adaptam ou não se encaixam para o uso de psicoestimulantes. Embora os psicoestimulantes tenham efeito mais rápido, a atomoxetina tem um efeito mais duradouro.” – Esclarece o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
A atomoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina. Ela atua no tratamento do TDAH e outras condições de saúde mental, aumentando a quantidade disponível de norepinefrina no cérebro. A norepinefrina é um neurotransmissor e hormônio que ajuda você a ficar alerta e manter o controle em situações de alto estresse. Descobriu-se que pessoas com TDAH apresentam níveis baixos de norepinefrina, em média.
Estudos descobriram que a atomoxetina é segura e eficaz para a maioria das pessoas com TDAH, incluindo aquelas que também têm problemas de saúde mental concomitantes comuns, como transtorno bipolar, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Além de tratar os principais sintomas do TDAH, como desatenção, a atomoxetina melhora a qualidade de vida e diminui a instabilidade emocional entre crianças e adultos com TDAH.
“Uma revisão de 2015 indicou que cerca de 50% dos adultos com TDAH continuaram a sentir esses efeitos positivos. Seis meses depois de pararem de tomar o medicamento.” – Completa.
Efeitos colaterais
Em ensaios clínicos, a maioria dos efeitos colaterais relatados foram leves.
Para crianças, alguns dos efeitos colaterais mais comuns são:
- Náusea
- Cansaço
- Mau humor
- Tontura
- Apetite reduzido
- Vômito
Para adultos, alguns dos efeitos colaterais mais comuns são:
- Tontura
- Efeitos colaterais sexuais (como disfunção erétil)
- Boca seca
- Constipação
- Náusea
- Apetite reduzido
- Dificuldade em urinar
Antes de tomar atomoxetina, informe o seu médico se estiver grávida ou planejando engravidar. Você também deve conversar com seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja tomando. Se você estiver tomando algum inibidor da monoamina oxidase, seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment