O mirtilo, também chamado de blueberry, é uma das fontes naturais mais ricas em antocianinas, responsáveis pela cor azul. Além de ser uma fruta bastante saborosa, também pode ajudar a controlar a pressão arterial.
Um recente estudo mostrou que ingerir o equivalente a 100 gramas de mirtilos por 4 semanas, duas vezes ao dia, reduz a pressão arterial sistólica, o que equivale ao efeito dos medicamentos para esse fim.
LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta
“Provavelmente esse efeito benéfico é causado pelas antocianinas, que são potentes antioxidantes, melhorando a função endotelial e ajudando no sistema cardiovascular. Essa ação antioxidante também auxilia muito no tratamento do lipedema”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que ajudam a combater a inflamação e o lipedema
Alimentação
Intervenções nutricionais são abordagens promissoras para retardar o envelhecimento cardiovascular. Por isso, é importante entender como certas frutas e vegetais melhoram a saúde vascular, assim como a dieta do mediterrâneo.
Pesquisas anteriores sugerem que os polifenóis são os compostos bioativos presentes nos alimentos que mais protegem os indivíduos contra a neurodegeneração, câncer e doenças cardiovasculares.
Os mirtilos, por sua vez, possuem um número elevado de polifenóis, incluindo antocianinas, que o presente estudo identifica como o componente mais importante da fruta para beneficiar a saúde cardiovascular.
Embora a maioria das pesquisas anteriores tenha se concentrado nos benefícios cognitivos dos mirtilos, mais recentemente a fruta rica em vitaminas, antioxidantes e fibras também mostrou proporcionar melhorias na função cardiovascular.
Um outra boa notícia é que os níveis de fibras, minerais, vitaminas e antocianinas são semelhantes nas bebidas de mirtilo e na fruta pura.
“Uma metanálise recente evidenciou que uma melhora de 1% na pressão está relacionada a uma redução no risco de doença cardiovascular de 10%. Os achados deste estudo são muito significativos, pois apontou uma melhora de 2% da pressão com o consumo de mirtilo (equivalente a 150mg de antocianina pura). O que significa uma redução de 20% no risco de doença cardiovascular”, indica o Dr. Daniel Benitti.
É importante salientar, porém, que os benefícios do consumo de mirtilo somente começam a ter efeito após duas semanas de consumo diário e que mais estudos são necessários para confirmar as vantagens a longo prazo.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment