As doenças cardiovasculares sempre acometeram mais os homens. No entanto, recentemente o número de mulheres que estão apresentando essas enfermidades tem aumentado consideravelmente.
É importante lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no mundo. Mas, felizmente, algumas ações podem ser feitas para melhorar a saúde do seu coração.
“É possível prevenir as doenças cardiovasculares apenas vivendo bem, mesmo se a pessoa tiver uma história familiar cardíaca terrível. Dá para evitar a evolução da doença com alimentação correta, atividade física, descanso adequado e passando longe do tabagismo, por exemplo. Além disso, há medicamentos que podem ajudar. Por isso, um check-up vascular é fundamental”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
Alerta
Hoje, as mulheres se preocupam mais com câncer de mama e problemas ginecológicos, devido, principalmente, às campanhas de conscientização. Contudo, o que poucas sabem é que as doenças cardiovasculares apresentam um risco muito maior para elas.
Infelizmente, a maioria das mulheres começa a pensar na saúde do coração após a menopausa. Porém, não é esse o momento que a doença cardiovascular começa.
LEIA TAMBÉM: Testosterona pode aumentar o risco de doença cardiovascular em mulheres na menopausa
É extremamente importante que elas sejam proativas sobre a saúde do coração a partir dos 20 anos, com verificação do colesterol a cada cinco anos, ou anualmente, se tiver outros fatores de risco.
LEIA TAMBÉM: Como manter a forma e a saúde cardiovascular depois dos 30 anos
Além disso, deve-se:
- Monitorar a pressão arterial;
- Seguir uma dieta equilibrada e saudável para o coração;
- Praticar atividade física – o que naturalmente fará com que o seu peso esteja sob controle.
LEIA TAMBÉM: Intestino saudável, coração saudável?
LEIA TAMBÉM: Qual a dieta mais segura para a saúde cardiovascular?
LEIA TAMBÉM: Pular o café da manhã aumenta o risco de doença cardiovascular
Sintomas
A maioria das mulheres, quando tem um infarto, apresenta os mesmos sintomas que os homens, como dor no peito em aperto que irradia para o braço esquerdo. No entanto, 30 % delas apresentam sinais diferentes, como fadiga, falta de ar, sem dor no peito ou náusea.
Com isso, um problema hoje é que as mulheres que apresentam infarto demoram mais para procurar um hospital, prorrogando um diagnóstico e um tratamento adequado, devido aos sintomas atípicos, atribuindo-os a outras enfermidades, como azia ou ansiedade.
Importante!
Na dúvida, é sempre melhor ir a um pronto-socorro para uma avaliação! Além disso, não hesite em procurar um médico para fazer um check-up vascular.
Eliminar equívocos sobre as mulheres e a saúde cardiovascular faz bem ao coração. Compartilhe essas informações!
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment