A tendência do colágeno se espalhou e atualmente é possível encontrar diversos produtos nos supermercados, lojas de cosméticos e drogarias, dentre alimentos, cremes para a pele e pílulas. As marcas apresentam o colágeno como o caminho para um corpo saudável e vibrante. Porém, será que esses produtos valem o preço pedido?
O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que o corpo produz colágeno durante toda a vida. “Produtos para aumentar os níveis de colágeno podem ser úteis, mas é necessário primeiro analisar se o seu corpo precisa de mais”, indica.
Colágeno
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, presente nos músculos, ossos, tendões, ligamentos, órgãos, vasos sanguíneos, pele, articulações, intestino e outros tecidos conjuntivos.
Embora não seja possível medir o nível de colágeno, ele diminui com a velhice, contribuindo para:
- Rugas e pele rugosa;
- Tendões e ligamentos mais rígidos, menos flexíveis;
- Músculos enfraquecidos;
- Dor nas articulações ou osteoartrite, devido à cartilagem gasta.
“Além do envelhecimento, a principal razão para as pessoas não terem colágeno suficiente é uma dieta ruim. Afinal o corpo não pode fazer colágeno se não tiver os elementos necessários para isso”, afirma o Dr. Daniel Benitti.
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre reposição hormonal para mulheres
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular
LEIA TAMBÉM: Cuidar de si não é egoísmo!
Produção de colágeno
Quando o corpo produz colágeno, ele combina aminoácidos que podem ser encontrados em alimentos como carne, frango, peixe, feijão, ovos, laticínios e caldo de osso (sendo o último o mais rico na proteína).
Além disso, o processo também requer vitamina C, zinco e cobre.
Para obter vitamina C é importante comer alimentos como laranja e frutas cítricas, tomate, brócolis e verduras. Já os demais minerais podem ser absorvidos com o consumo de carnes, nozes, grãos integrais e feijão.
“À medida que envelhecemos, no entanto, o corpo pode não absorver mais os nutrientes ou não sintetizá-los com eficiência. Para garantir ingredientes suficientes para produzir colágeno, talvez seja necessário mudar a alimentação ou tomar suplementos dietéticos (indicado principalmente para quem não come carne)”, explica o Dr. Daniel Benitti.
Não é errado tomar suplementos ou vitaminas, afinal, o colágeno faz parte do corpo todo e não só da pele. Apenas, procure orientação médica antes de comprar qualquer produto para não ter um gasto desnecessário e se frustrar com os resultados.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment