
Nos últimos anos, estudos mostraram uma forte ligação entre as emoções e a saúde. Segundo dados, a hostilidade, raiva, depressão, ansiedade e isolamento social elevam as taxas de doenças cardiovasculares.
De acordo com o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, o contrário também é verdadeiro. “Riso, felicidade e senso de humor podem ajudar a permanecer saudável. Pesquisas sugerem que rir pode diminuir os hormônios do estresse, reduzir a inflamação das artérias e aumentar o HDL (colesterol ‘bom’)”, indica.
Além disso, segundo a American Heart Association, os efeitos positivos duram 24 horas.
LEIA TAMBÉM: Como a música pode melhorar a sua saúde e o seu humor?
LEIA TAMBÉM: Aromaterapia para acalmar a mente e aliviar a dor
LEIA TAMBÉM: Como proteger o coração do envelhecimento precoce
Confira abaixo três benefícios do riso para um coração mais saudável:
- Aumenta o fluxo sanguíneo
Pesquisadores da Universidade de Maryland descobriram que rir dilata a parte interna dos vasos sanguíneos – o que é chamado de endotélio, aumentando o fluxo do sangue. Isso acontece porque o riso causa a liberação de beta-endorfinas no hipotálamo, gerando óxido nítrico, que expande os vasos e melhora a circulação.
Da mesma forma, o óxido nítrico também protege o coração, reduzindo a inflamação e prevenindo a formação de placas de colesterol.
Segundo os pesquisadores, a mudança no endotélio causada pelo riso parece ser similar aos benefícios do exercício aeróbico ou do uso de drogas redutoras de colesterol, como as estatinas. A diferença é que rir é espontâneo, tem efeito imediato e não tem custos.
- Diminui os hormônios do estresse
O riso também demonstrou ter efeitos benéficos em outros aspectos da bioquímica humana. Um deles é a redução dos hormônios do estresse, incluindo o cortisol e a adrenalina, que fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, podendo causar infarto a longo prazo.
- Melhora o sistema imunológico
Rir aumenta o número de células produtoras de anticorpos, fortificando o sistema imunológico. Além disso, estudos biofísicos mostraram que, com a risada, a barriga realiza a respiração diafragmática (o diafragma oscila para cima e para baixo rapidamente) e cria uma forte pressão negativa dentro do ducto torácico (o maior vaso linfático do corpo). Com isso, o líquido linfático busca uma área de menor pressão, disparando a linfa para cima e para fora através dos vasos linfáticos, aumentando a velocidade e o fluxo em até 15 vezes!
Conclusão
O Dr. Daniel Benitti adverte que os benefícios do riso não podem ser subestimados. “Rir leva a uma redução imediata na resposta negativa do corpo ao estresse e aumenta o fluxo nos vasos sanguíneos do corpo e do coração”, explica.
O que fazer para reduzir o estresse e rir mais?
- Olhe para o lado bom das coisas;
- Passe mais tempo com os entes queridos que proporcionam alegria;
- Assista a comédias na televisão, cinema ou teatro.
“Ao fazer do humor uma parte regular da sua vida, você sentirá os benefícios e o seu coração irá agradecer”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment