Em tempo de coronavírus é bom manter o sistema imunológico com força total!
1. A primeira dica para otimizar o seu sistema imunológico é eliminar tudo o que o atrapalha e prejudica o seu corpo como um todo. Isso inclui: tabagismo, uso exacerbado de álcool e drogas, além de exposição excessiva ao sol sem proteção.
2. Você também pode mudar a sua dieta para uma anti-inflamatória baseada em vegetais, como a Dieta Mediterrânea. Coma alimentos saudáveis e reais, coloridos e que preenchem o prato. Quanto mais coloridas as frutas e os legumes, melhor!
LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer a Dieta Mediterrânea
LEIA TAMBÉM: 7 receitas para você aproveitar a Dieta Mediterrânea
3. Exercite-se, fazendo 150 minutos de atividade física de moderada a intensa por semana. Você pode realizar em sessões de cinco ou 10 minutos. Evite o excesso de treinamento, que também pode torná-lo vulnerável.
4. Amenize o estresse e trabalhe para alcançar a saúde mental e espiritual.
5. Por fim, não se esqueça da higiene do sono. O sono ruim prejudica o sistema imunológico, pois afeta o cérebro e a maneira como interagimos.
Como fazer isso no dia a dia?
Sabemos que na correria do dia a dia a maioria das pessoas não se alimenta de vegetais frescos, frutas e outros alimentos que nos manteriam saudáveis o ano todo. Além disso, a qualidade do sono não está tão boa e está difícil se exercitar. Por isso, alguns suplementos podem ser benéficos para o sistema imunológico:
1 Ácido Fólico: Conhecido pelas mulheres que querem engravidar ou que estão grávidas, este importante nutriente, além de auxiliar na formação do sistema nervoso do bebê, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e atividade das células de defesa do organismo.
2 Vitamina A: É um antioxidante que potencializa o sistema imunológico para combater infecções.
3 Vitaminas do complexo B: São responsáveis por mais de 200 reações no organismo. A vitamina B6 é a mais importante do complexo B para o sistema imunológico.
4 Vitamina C: Sempre está baixa nas pessoas com doença vascular, embora seja facilmente encontrada nos alimentos. Potente antioxidante, é fundamental para o sistema imunológico, participa na síntese de colágeno, fortalecendo a pele e a parede das veias.
5 Vitamina D: Hoje está muito comum a deficiência de vitamina D, pois as pessoas estão evitando a exposição solar. Sua reposição deve ser cautelosa e nunca feita sem necessidade.
6 Vitamina E: Sempre está baixa nas pessoas com doença vascular. Também é um potente anti-radicais livres, potencializa o sistema imunológico e rejuvenesce a pele. Deve-se tomar cuidado com pessoas que tomam medicações que afinam o sangue pelo risco de sangramento.
7 Ferro: Deixa o sangue vermelho e faz parte da hemoglobina, que é o carregador de oxigênio aos tecidos. Sem oxigênio não há vida.
8 Selênio: Tem um papel fundamental no sistema imunológico, modulando a resposta.
9 Zinco: Fundamental para o processo de cicatrização. Funciona como um modulador do sistema imunológico, controlando a resposta inflamatória do organismo.
10 Omega 3: Importante modulador da resposta imunológica. Melhora doenças auto-imunes e inflamações crônicas, como o lipedema. Auxilia na produção de IGm, que combate infecções agudas.
LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que ajudam a combater a inflamação e o lipedema
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment