comer-inverno-frio-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

5 dicas para manter a forma no frio

5/5 - (3 votes)

 

comer-inverno-frio-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
É muito tentador, mas as frituras estão entre os piores alimentos que você pode escolher.

 

O inverno, o frio e as férias chegaram, e, com isso  os eventos sociais “recheados” de comidas calóricas aumentam, podendo trazer rapidamente aqueles quilinhos extras. No entanto, se você fizer as escolhas certas, é possível saborear e aproveitar a temporada, mantendo o peso sob controle.

LEIA TAMBÉM: 5 motivos para continuar se exercitando no frio

LEIA TAMBÉM: Por que o tempo frio piora as dores nas juntas?

LEIA TAMBÉM: Vai viajar nessas férias? Confira alguns cuidados essenciais para a saúde

Abaixo, o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, dá 5 dicas para não sair da linha neste inverno:

1. Coma frutas e vegetais

Esses alimentos são tipicamente pobres em calorias e ricos em nutrientes. Então, sirva-se de um prato bem colorido. Isso não apenas ajudará a manter o peso, mas também fornecerá energia para praticar qualquer atividade que queime calorias.

2. Cuidado nos eventos sociais

É muito tentador, mas as frituras (sempre presentes em eventos sociais) estão entre os piores alimentos que você pode escolher, inclusive podendo facilmente aumentar a sua cintura.

Carnes processadas como presunto e mortadela, salada de batata e doces também não são as melhores escolhas. Em vez disso, opte por proteínas magras, como grelhado, assado, salmão ou peito de frango. Se os hambúrgueres forem a única opção no menu, por exemplo, você pode cortar as calorias ignorando o queijo – e talvez até mesmo o pão.

3. Evite carne vermelha

A carne vermelha é tipicamente rica em gordura, o que é muito calórico. Por outro lado, certos tipos de peixe (salmão, atum, sardinha) são muito saborosos, além de serem ricos em ácidos graxos ômega-3, que diminui os triglicérides e o depósito de gordura abdominal. Da mesma forma, é um potente anti-inflamatório e auxilia o sistema imunológico.

Não há problema em desfrutar de um bife ocasionalmente, mas vá com calma!

4. Não exagere no álcool

O álcool tem mais calorias do que carboidratos e proteínas. Ele contém quase tantas calorias por grama quanto gordura. As calorias somam-se rapidamente em bebidas adocicadas ou fermentadas, como a cerveja.

Lembre-se de que todo o álcool é rico em calorias e acumulará gordura. Se você optar por beber, atenha-se firmemente à dose recomendada: não mais do que uma dose por dia para mulheres e não mais que duas doses por dia para homens. Além disso, evite as bebidas com açúcar.

5. Limite as refeições em restaurantes

Mesmo os alimentos de restaurantes aparentemente mais leves, como sopas e saladas, são frequentemente carregados com sal, açúcar e gorduras escondidos, que contribuem para o ganho de peso e inchaço, principalmente se você tem lipedema ou linfedema.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.