A pressão alta é uma das doenças mais comuns do mundo, atingindo cerca de 20% dos adultos acima de 40 anos. Além do mais, por ser um fator de risco para infarto, derrame, insuficiência cardíaca e falência dos rins, é extremamente importante o diagnóstico.
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o diagnóstico é feito quando existem duas medidas de pressão acima de 140/90 mmHg. “Muitas vezes deve-se fazer o exame do mapa para medir a pressão arterial durante o dia inteiro para fugir do que chamamos de Síndrome do Avental Branco. Algumas pessoas ficam estressadas, nervosas e agitadas no consultório médico e isso, por si só, aumenta a pressão”, explica.
Fatores de risco
Os fatores de risco para pressão alta são:
- Envelhecimento
- Obesidade
- Dieta rica em sal
- Sedentarismo
- História familiar
- Raça
- Apneia do Sono
- Álcool
LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta
LEIA TAMBÉM: 5 mitos e verdades sobre frequência cardíaca e pressão alta
LEIA TAMBÉM: Você está trabalhando muito? Saiba que isso pode causar arritmia
O que fazer para melhorar a pressão naturalmente?
Toda pessoa com diagnóstico de pressão alta deve fazer duas coisas: dieta e atividade física.
Dieta
A maioria das pessoas precisa de apenas 1,5 gramas de sódio por dia. Uma colher de chá de sal, por exemplo, tem 2,3 gramas de sódio. O consumo médio do brasileiro é de 3,4g. Para quem tem pressão alta o ideal é não exceder a dose de 2 gramas por dia. Por isso, é recomendável manter uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos.
Ao mesmo tempo, é muito importante ler os rótulos dos produtos. “Alimentos congelados, refeições prontas, refrigerantes, ketchup e alguns pães têm muito sódio e devem ser evitados. Existem opções com baixo teor de sódio, basta averiguar e dar preferência a elas”, indica o Dr. Daniel Benitti.
Atividade física
Exercitar-se regularmente, além de ajudar a manter o peso ideal, pode reduzir a pressão arterial de 5 para 10 mmHg. “O ideal é fazer em média 30 minutos de atividade física por dia, no mínimo 3 vezes por semana e, se possível, 5 vezes”, aconselha.
Apesar de não existir mágica e nenhum super treinamento, é necessário ter foco, fazer uma atividade que dê prazer e não desistir. A sua saúde agradece!
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment