cafe-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

É possível viver mais e melhor tomando café?

5/5 - (4 votes)
cafe-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

A chave para obter todos os benefícios do café é consumi-lo preto puro. (imagem freepik)

 

Muitos de nós começamos o dia tomando um cafezinho para dar mais energia e brincamos que não podemos viver sem uma xícara de café!

Novos estudos sugerem que beber café está associado a uma vida mais longa e a menor chance de desenvolver câncer ou doenças crônicas. Isso significa que você deve beber um macchiato extra grande com caramelo e chocolate extra todas as manhãs? Não!

É importante observar que os estudos foram feitos com café apenas, sem aditivos. Esses complementos podem estragar os benefícios e sabotar seus esforços em manter uma alimentação saudável.

“Embora podemos encontrar diversas informações sobre o consumo de café na internet, os estudos que temos sobre os benefícios dessa bebida para a saúde são bem robustos e foram divulgados recentemente na revista Annals of Internal Medicine, uma respeitada publicação médica. Ou seja, não tem nada de fake news nisso”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Café com manteiga faz bem?

Estudos

pesquisas-cafe-beneficios-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Estudos mostram que o consumo de café foi associado a um risco reduzido de morte por todas as causas. (imagem freepik)

Em um estudo, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia pesquisaram mais de 185 mil pessoas durante um período de 16 anos.

Eles descobriram que aqueles que consumiam uma xícara de café por dia tinham uma chance de morrer 12% menor durante o período do estudo em comparação com as que não tomavam a bebida. Os amantes de café que bebiam duas a três xícaras por dia reduziram as chances de morte em 18% e tiveram incidência mais baixa de câncer e doenças crônicas.

Os benefícios foram evidenciados nas pessoas que tomavam café regular e descafeinado, o que sugere que não é a cafeína que proporciona esses benefícios, embora ajude a dar mais energia para o dia-a-dia.

Em outro estudo, os cientistas analisaram dados de mais de meio milhão de pessoas em 10 países europeus, incluindo o Reino Unido (famoso pelo consumo de chá), para explorar o efeito do consumo de café na mortalidade, durante um período médio de 16 anos.

Os resultados mostraram que o consumo de café foi associado a um risco reduzido de morte por todas as causas, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças relacionadas ao trato digestivo.

Este estudo é a maior análise feita até hoje sobre os efeitos do consumo de café!

Conclusão

Os resultados desses dois estudos são consistentes com o que algumas pesquisas anteriores descobriram sobre o consumo de café. No entanto, a ingestão dessa bebida não deve ser exagerada devido, principalmente, ao risco de arritmia cardíaca causada pela cafeína.

“Alguns outros estudos também associaram o consumo de café a um risco reduzido de desenvolver as doenças de Parkinson e Alzheimer, além de melhorar o controle do diabetes tipo 2. No entanto, é importante salientar que o consumo exagerado regular pode causar arritmia cardíaca. Por isso, o ideal é não exceder duas xícaras por dia. Mas, este risco não existe para o descafeinado”, alerta o Dr. Daniel Benitti. 

A chave para obter todos os benefícios do café, no entanto, é não tomá-lo com aditivos de alto teor calórico, como açúcar, xaropes com sabor, chocolate ou chantilly. Consuma o seu café preto puro, seja regular ou descafeinado.

Algumas pessoas metabolizam o café mais lentamente, podendo sentir dores de cabeça, batimentos cardíacos irregulares e distúrbios gástricos após o consumo. Se você é assim, não insista, o café não fará bem para você.

LEIA TAMBÉM: Vinho tinto e chocolate fazem bem para a saúde?

LEIA TAMBÉM: O que comer para aliviar a dor? Isso inclui pacientes com Lipedema, Artrite e Fibromialgia

LEIA TAMBÉM: Três tipos de alimentos que você deve evitar e por quê

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.