caimbra-noturna-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Câimbras noturnas

4.1/5 - (7 votes)

caimbra-noturna-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
É muito importante manter uma hidratação adequada e, quando ocorre a câimbra, deve-se alongar forçadamente o músculo afetado.

Você está dormindo a noite, quando, de repente, sem nenhum aviso, você acorda com câimbras nas pernas.

Se você já passou por isso, cansou de comer banana, ou conhece alguém que passe por essa situação, leia atentamente o texto abaixo e saiba mais sobre esse mal que tem tratamento.

LEIA TAMBÉM: O que causa inchaço nas pernas?

LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias

LEIA TAMBÉM: Lipedema: uma causa pouco conhecida de inchaço e dores nas pernas

O que são câimbras noturnas?

As câimbras noturnas são dores com contrações involuntárias dos músculos das pernas, principalmente das panturrilhas, que acontecem à noite, interrompendo o sono ou, até mesmo, enquanto a pessoa está acordada, durante períodos de inatividade.

Elas são comuns?

Câimbras noturnas são extremamente comuns, presentes em quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos. Inclusive, boa parte desses pacientes relata ter esses sintomas, pelo menos, três vezes por semana. Contudo, curiosamente, os episódios são raramente reportados durante uma consulta médica. Por motivos diversos, muitos pacientes acabam não procurando ajuda profissional, preferindo usar tratamentos caseiros, como comer bananas, que na maioria das vezes não são efetivos.

Quais são as causas das câimbras noturnas?

Muito se comenta sobre a hipocalemia (falta de potássio) como origem de câimbras. Na verdade, ela pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais comuns de câimbras do que a falta de potássio.

As principais causas de câimbras noturnas são:

• Excesso de esforço nos músculos;
  • Permanecer longos períodos na posição sentada;
  • Calçado inadequado;
  • Gravidez;
  • Alcoolismo;
  • Desidratação;
  • Distúrbios hidroeletrolíticos;
  • Mal de Parkinson;
  • Doenças neuromusculares;
  • Diuréticos, estatinas e beta agonistas;
  • Má circulação das pernas.

O que eu devo fazer se tiver câimbras noturnas?

Primeiramente, é muito importante manter uma hidratação adequada, ingerindo de 6 a 8 copos de água por dia. Além disso, quando ocorre a câimbra, deve-se alongar forçadamente o músculo afetado. Andar ao redor da cama, saltar, massagear as pernas e fazer compressas ou banho morno também ajudam a aliviar as dores.